Na segunda-feira (24) houve uma mobilização de pais e alunos após tomarem conhecimento de uma ameaça de morte contra 35 alunos no Distrito de Lerroville (zona sul), divulgado na rede social. Vários moradores foram às escolas para solicitar a dispensa dos alunos. Na terça de manhã, muitos alunos faltaram em função da chuva, mas também por causa da ameaça.

No Colégio Estadual Professora Maria Helena Davatz, o diretor João Armando Piedade relatou que apenas 20% dos 450 alunos compareceram. "A orientação que temos dado é que as aulas continuam normalmente", afirmou, relatando que o tempo ruim pode ter contribuído para a ausência - em dias de chuva, de 30% a 40% dos alunos faltam às aulas.

O diretor da Escola Municipal Bento Munhoz da Rocha Neto, Acyr Plath, contou u que dos 494 matriculados no período da manhã, apenas 63 compareceram às aulas. "Os pais ficaram com medo. Teve pai que esteve na porta da escola hoje, mas acabou levando o filho embora porque a Guarda Municipal não havia chegado no horário de entrada na escola, às 7h30", disse. Uma equipe da GM chegou quase meia hora depois do horário de entrada, o que fez com que muitos pais levassem seus filhos de volta para casa.

O diretor do colégio estadual informa que registrou boletim de ocorrência e comunicou o fato à Vara de infância e Juventude, ao Núcleo Regional de Educação e ao Conselho tutelar e solicitou medidas protetivas. Segundo ele, recentemente a comunidade se uniu para adquirir um jogo de pneus para que a viatura de patrulhamento pudesse circular por lá. "Nós queremos um policiamento mais ostensivo, não só na área urbana do distrito, mas também na área rural", reivindicou.

O secretário municipal de Defesa Social, Rubens Guimarães, afirmou que há dificuldade de manter o efetivo no distrito. A Polícia Militar foi procurada para comentar sobre o assunto, mas não atendeu as ligações. O delegado-chefe da 10ª Subdivisão da Polícia Civil, Sebastião Ramos dos Santos Neto, disse que está levantando as informações sobre o caso e em seguida irá conversar com as pessoas que lavraram o boletim. (Leia mais na edição de quarta-feira)