Atividades serão realizadas até 12 de maio:  conscientizar as crianças sobre o valor de cada uma das profissões
Atividades serão realizadas até 12 de maio: conscientizar as crianças sobre o valor de cada uma das profissões | Foto: Shutterstock


Os alunos das escolas municipais Armando do Rosário Castelo (Distrito de Paiquerê) e Vitório Libardi (Distrito de Guairacá), ambos na zona sul de Londrina, estão aprendendo mais sobre as diversas profissões existentes no campo e na cidade. Segundo o diretor das unidades escolares, Jadir Reis de Mattos, a intenção é mostrar a diversidade e que todas as profissões são importantes para o desenvolvimento social, cultural e econômico. O projeto teve início nesta semana e até o dia 12 de maio, quando será encerrado, os professores abordarão as ações exercidas em vários ramos do conhecimento, como na medicina, comunicação, educação, construção civil, agricultura e comércio, entre outras.

Depois, a escola convidará os trabalhadores para conversarem com os estudantes e eles terão a oportunidade de entrevistá-los e tirarem as dúvidas. "Nosso objetivo é mostrar para as crianças que elas têm uma infinidade de carreiras que podem ser escolhidas e que podem ter autonomia no mercado de trabalho, não dependendo somente de programas sociais para sua subsistência. Além disso, mostramos que todas as profissões têm valor, seja leiteiro, roçador, médico, todos são importantes para a sociedade", explicou o diretor.

Ao final do projeto, no dia 12 de maio, após unirem os conhecimentos obtidos com os professores, com os entrevistados e o material pesquisado para formar a identidade dos profissionais, os alunos farão um desfile a caráter. Ao todo, 170 alunos, do P5 ao 5º ano, da Escola Municipal Armando do Rosário Castelo vão participar e outros 71 do ensino integral, do P4 ao 5º ano, da Vitório Libardi também farão as atividades.

A ideia do projeto surgiu após os professores constatarem a vergonha e o desconhecimento de algumas crianças sobre a profissão exercida por seus pais, que geralmente têm relação com o campo e a agricultura. Com o andamento das atividades, os educadores esperam conscientizar as crianças sobre a importância de todos.