A Rede Municipal de Ensino de Londrina teve 28 alunos premiados com certificados e medalhas de ouro, prata e bronze na 19ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Os alunos contemplados são do 3º ao 5º ano das escolas municipais da Vila Brasil, Mercedes Martins Madureira e Suely Ideriha.

Os alunos realizaram uma prova em maio deste ano, mas o resultado oficial foi divulgado somente nos últimos dias. A avaliação teve a participação de 744.107 alunos, distribuídos em 7.895 escolas de todo o Brasil. Em Londrina, 17 escolas, incluindo as três unidades municipais, tiveram estudantes premiados.

Das 28 medalhas conquistadas pelas escolas municipais nesta edição da OBA, 14 são de ouro, 8 de prata e 6 de bronze. Desde 2013, Londrina já teve 187 alunos de escolas municipais premiados neste evento nacional.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Janet Thomas, o reconhecimento obtido pelos alunos em um evento nacional é importante, pois estimula o interesse pelos estudos e abre o leque de opções de novas áreas de conhecimento e perspectivas. "Os alunos que participam da prova e são premiados ganham mais vontade para estudar e ainda servem como modelo para os alunos mais novos. Também é importante ressaltar o trabalho de mobilização dos professores e diretores que tomam a iniciativa de inscrever seus alunos no evento", destacou.

A Escola Municipal Mercedes Martins Madureira, no Jardim Shangri-lá (zona oeste), já participa há oito anos da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Nesta edição do evento, a unidade escolar ganhou seis medalhas, sendo todas elas de ouro. Todos os anos, os alunos da escola são incentivados a realizar a prova, mas principalmente a nutrir o gosto pelos estudos. Quando a avaliação chega para a escola, as questões são analisadas pelos professores, que começam a abordar os conteúdos com os alunos, estimulando-os a fazerem resolução de questões sobre os temas.

"A vontade de conquistar o prêmio é grande e isso influencia outras crianças a também tentar. No entanto, o mais interessante de todo o processo é ver os alunos se empenhando e querendo evoluir. Nesses anos, acompanhei a trajetória de alunos que se interessaram tanto pelas ciências que hoje já estão prestando vestibular e conseguindo obter êxito com aprovação para cursos das áreas afins. Isso nos enche de orgulho", contou a professora do 5º ano da escola, Ivone Rumiato Aguilar, que coordena o projeto desde seu início.

OLIMPÍADA

A OBA é um evento aberto a escolas públicas e privadas, urbanas e rurais, para alunos do 1o ano do ensino fundamental até o último ano do ensino médio. O propósito central é estimular o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, proporcionando a difusão desses conhecimentos de forma lúdica e cooperativa. Isso ocorre por meio de uma grande mobilização nacional que envolve, além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas. Mais informações e notícias sobre o evento podem ser encontradas no endereço eletrônico www.oba.org.br .

A Olimpíada é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e pela Agência Espacial Brasileira (AEB), com recursos principalmente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que é vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).