Cursos técnicos e superiores
Londrina
- Prorrogado até 12 de outubro o prazo de inscrições para o processo seletivo do IFPR (Instituto Federal do Paraná). São ofertadas 5.408 vagas em cursos gratuitos técnicos e superiores presenciais em 24 cidades. Do total de vagas, 60% são reservadas para estudantes de escolas públicas; 10% para candidatos autodeclarados pretos ou pardos; 5% para indígenas e 5% para pessoas com deficiência. Os 20% restantes são destinados à concorrência geral. Os candidatos somente poderão realizar a prova nas cidades que ofertam os cursos para os quais efetuaram a inscrição. As provas serão aplicadas em uma única fase no dia 19 de novembro e as aulas terão início no primeiro semestres de 2018. Informações no http://concursos.funtefpr.org.br/ifpr2018/ .

Mestrado e doutorado na UEL
Londrina
– Abertas inscrições de 60 programas de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado da UEL (Universidade Estadual de Londrina). São ofertados programas em diversas áreas e as inscrições serão efetivadas somente via internet no http://www.uel.br/proppg.

Ciências da saúde
Francisco Beltrão
– Inscrições abertas até dia 6 de novembro para Mestrado em Ciências Aplicadas à Saúde - Área de concentração Ciências da Saúde, da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná). São 21 vagas e em duas linhas de pesquisa: Fisiopatologia das doenças transmissíveis e não transmissíveis e Saúde, nutrição e meio ambiente. Mais informações pelo fone (46) 3520-0718 ou no http://www5.unioeste.br .

Caminhada
Morretes
– A Caminhada Internacional na Natureza – Circuito Marumbi será realizada dia 21 de outubro, às 7 horas, com ponto de encontro na Prefeitura Municipal (ao lado a Estação Ferroviária). O percurso será de 12 quilômetros. Inscrições e informações no www.emater.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=297 .

Culinária
Santo Antônio da Platina
- Abertas as inscrições até dia 11 de outubro para o curso gratuito de preparo de bolo bombom, promovido pela Prefeitura Municipal. As aulas começarão no dia 16 de outubro. As inscrições devem ser feitas no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) - rua Prefeito Arnolfo Alves, 70, Aparecidinho 1. Informações no http://santoantoniodaplatina.pr.gov.br/ .

Implante dentário
Londrina
– A Epeo Odontologia realizará a triagem de pacientes para atendimento por profissionais do curso de especialização em implante dentário nos dias 14 (das 9 às 12 horas) e 24 de outubro (das 14 às 18 horas), na rua Paranaguá, 1.441. Informações pelo fone (43) 3327-7559 .

Cursinho gratuito
Curitiba
- Estão abertas até o dia 30 de novembro as inscrições para o processo seletivo 2018 do Cursinho Solidário. Destinado a estudantes de baixa renda que estão cursando ou já concluíram o terceiro ano do Ensino Médio em escolas públicas, o Cursinho Solidário oferece 410 vagas para o curso extensivo preparatório de vestibular, que inicia no dia 5 de fevereiro de 2018 e é isento de mensalidade. Informações no www.cursinhosolidario.org.br .