Encontro criacionista
Ivatuba
- Estão abertas as inscrições para o XXIII Seminário "A Filosofia das Origens", que será realizado de 12 a 15 de outubro, no Instituto Adventista Paranaense (IAP). O debate científico aberto ao público é resultado de uma parceria entre a Sociedade Criacionista Brasileira (SCB) e o Núcleo Maringaense da SCB. Além de palestras, está prevista uma visita ao sítio paleontológico de Cruzeiro do Oeste, onde foram encontradas e identificadas duas espécies datadas em 80 milhões de anos. Informações no www.scb.org.br ou www.filosofiadasorigens.com.br.

Residência médica
Ponta Grossa
- O Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG) está com inscrições abertas até 1 de outubro para o processo de admissão no Programa de Residência Médica, com oferta de 15 vaga em seis especialidades. As provas serão aplicadas em 2 de novembro, em Curitiba (Universidade Positivo) e Londrina (Colégio Portinari). As opções são: Cirurgia Geral (4 vagas); Clínica Médica (4 vagas); Medicina da Família e Comunidade (2 vagas); Neurologia (duas vagas); Radiologia e Diagnóstico por Imagem (2 vagas); e Cirurgia Vascular (1 vaga). Informações no www.amp.org.br

Teatro
Campo Mourão
- O Sesc, através do projeto Palco Giratório, promove a apresentação da peça "Adaptação", encenada pela Companhia Teatro de Açúcar, de Brasília (DF), no dia 27 de setembro, às 20 horas, na unidade local do Sesc (Av. João Bento, 2.020), com entrada gratuita. Informações pelo fone (44) 3599-2550.

Imagem ilustrativa da imagem AGENDE-SE
| Foto: Heitor Marcon/Divulgação-UEM
Vestibular da UEM
Maringá - A Universidade Estadual de Maringá (UEM) prorrogou até 7 de outubro o prazo de inscrição para o Vestibular de Verão 2016 e para o Processo de Avaliação Seriada (PAS). As provas do vestibular serão realizadas de 11 a 13 de dezembro. Serão oferecidas 1.496 vagas, das quais 282 reservadas ao sistema de cotas sociais. A prova do PAS será aplicada para alunos matriculados nas séries do ensino médio, de acordo com os requisitos de cada série. O concurso será realizado no dia 27 de novembro. Serão oferecidas 741 vagas para candidatos da etapa 3, ingressantes em 2017. Informações no www.vestibular.uem.br .



Bexiga hiperativa
Londrina
- Mulheres acima de 18 anos com sintomas de bexiga hiperativa podem se inscrever no projeto de extensão Fisioterapia no Tratamento de Bexiga Hiperativa, coordenado pela professora Janaína Mayer de Oliveira Nunes, do Departamento de Fisioterapia da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Entre os sintomas estão freqüência urinária aumentada com idas ao banheiro várias vezes durante o dia e perda involuntária de urina. Não há limite de vagas. Informações pelo fone (43) 9985-7045 ou 9696-1646.

Feira de Profissões
Londrina
- A St. James’ International School realiza a primeira edição da Career Fair by Wings no dia 29 de outubro, das 9 às 14 horas. O evento reunirá profissionais e empresas (nacionais e multinacionais) para falar sobre carreiras e mercado de trabalho.
Outro destaque será o espaço destinado à Tecnologia com demonstração de aplicativos, coding, sistemas, clouds e centro de robotização apresentado pelo Senai. A participação é gratuita e aberta ao público.

Poesias e contos
Londrina
– As inscrições para a XII Ciranda de Poesias de Londrina e a IV Ciranda de Contos de Londrina estão abertas até o dia 30 de setembro, na Biblioteca Municipal de Londrina (Av. Rio de Janeiro, 413) ou Rua Maranhão, 35, sala 42 ou Portaria. O tema e a forma são de livre escolha do autor, sendo que ele poderá inscrever, no máximo, três poesias ou três contos, podendo concorrer nas duas modalidades.
Os eventos estão divididas em categorias por faixa etária: infantil, infanto-juvenil, juvenil, adulto e experientes. Informações pelo fone (43) 3344-1099 ou nigra1401 @ hotmail.com

Alimentos
Londrina
- Abertas inscrições para o curso de Manipuladores de alimentos, que será realizado no dia 28 de setembro, das 14 às 18 horas, no Itedes - Avenida Castelo Branco, 655, Jardim Presidente. Voltado para profissionais de estabelecimentos comercializadores de alimentos, como padarias e restaurantes. Promoção da Consultech - Consultorias Tecnológicas. Informações pelo fone (43) 9946.7380 ou 3328.2400.