O doutor em fisiologia Júlio Tirapegui diz que o açúcar também deve ser evitado, principalmente antes da prática de exercícios físicos. ''A ingestão de doces provoca um aumento da taxa de insulina e consequentemente baixa a glicemia, podendo provocar até desmaios durante a atividade física'', alerta.
O ideal, segundo ele, é que a pessoa ingira carboidratos de absorção lenta antes e depois dos exercícios físicos. ''Cerca de duas horas antes e depois da atividade a pessoa deve comer pães e massas'', orienta. O docente recomenda ainda várias refeições diárias. ''Para manter o aparelho gastrointestinal em pleno funcionamento são recomendados café da manhã e almoço reforçados, jantar comedido e consumo de alimentos leves entre essas refeições'', recomenda.
A preocupação não se restringe aos nutrientes dos alimentos. Os riscos do consumo exagerado de calorias são ressaltados por Tirapegui. ''A pessoa tem que gastar a energia que consome. Se isso não acontece, acaba engordando e pode desenvolver diabetes, que traz uma série de complicações. Conservando o peso, conserva-se a saúde'', conclui. (M.R.)