O Calçadão de Londrina recebe nesta terça-feira (12), das 8h30 às 13h, o "Dia D de Combate ao Aedes Aegypti". A ação irá acontecer entre a rua Professor João Cândido e avenida São Paulo. No local, serão montados pontos de orientação para alertar a população sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, devido à proximidade do verão.

Segundo a educadora em Endemias da Saúde, Lucimara Vasconcelos, serão levados diversos materiais que simbolizam os criadouros do mosquito, como carcaças de carros, lixos e pneus, linha branca. "É uma maneira lúdica de chamar a atenção e informar que os criadouros não estão apenas no lixo doméstico, e sim em qualquer material que possa acumular água", alertou Lucimara.

Durante a iniciativa, a população poderá esclarecer dúvidas sobre as doenças provocadas pelo mosquito, como dengue, febre chikungunya, zika vírus e febre amarela. Ainda serão levados outros materiais lúdicos, como caixões. Serão distribuídos panfletos para os transeuntes e comerciantes do entorno.

O terceiro LIRAa (Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti), divulgado em agosto, apontou índice de 0,5% de infestação em Londrina. O número é abaixo do preconizado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), que determina percentual inferior a 1%.