O período de férias é oportuno para quem precisa ou tem interesse em qualificação técnica e profissional. Uma das instituições que, tradicionalmente, oferece cursos de férias é o Centro Universitário Filadélfia (Unifil), que está com inscrições abertas até o dia 12 de junho. Para esta 17ª edição são cerca de 15 mil vagas disponíveis para a comunidade interna e externa em 354 opções,nas modalidades presencial e no Ensino a Distância (EAD).

A ação é realizada anualmente e organizada pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proeac). "Os cursos são tradicionais na cidade e agregam muito ao campo do saber, dando treinamento (básico) para os interessados" afirma Mário Antônio da Silva, pró-reitor de Extensão e Iniciação Científica da instituição.

São oito áreas disponíveis (agrárias, comunicação, engenharias, saúde, sociais aplicadas, tecnologia, exatas e humanas). Os temas que envolvem humanas (capacitação de liderança) e saúde (ligados a avaliação e orientação) são os mais procurados, segundo a coordenação do evento. Entre as centenas de opções, estão Preparo de massas frescas, Introdução à informática para a terceira idade, Design de sobrancelha com aplicação de make up e henna, Automassagem para alívio das tensões musculares, Destinação do imposto de renda e Ginástica Artística.


Os cursos são ministrados voluntariamente por professores. "Esses profissionais vêm de várias universidades do Paraná e também de São Paulo", explica Silva. Segundo ele, esses docentes inscrevem suas ideias/temas, a área que pretende ensinar, a carga horária (máximo 30 horas) e em seguida são avaliados pela coordenação e passam por um processo de adaptação dos conteúdos, em que a temática ganha formas que a torna mais inteligível para os participantes.

"Esse é o quinto ano que participo. Acredito que qualquer forma de ganhar conhecimento é muito importante" ressalta o técnico em eletroeletrônica Willian Duarte de Lima, de Londrina. Na edição passada, se inscreveu em um curso que o auxiliou no trabalho de conclusão de curso (TCC) do bacharelado em Teologia. Neste ano tem interesse em quatro cursos: Delimitação de perícopes bíblicas, Teologia metafórica, Lutero e Teoria Psicanalítica de Freud a Lacan.


A 17ª edição acontecerá de 26 a 30 de junho, com turmas presenciais no período da manhã, tarde e noite, além do ensino on-line realizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem. As inscrições custam R$ 15, com exceção de algumas opções com valores diferenciados, devido aos materiais que serão utilizados.


SERVIÇO: Os interessados podem conferir a grade de cursos ofertados, número de vagas, horários e se inscrever no http://web.unifil.br/cursodeferias/ . Mais informações pelo telefone (43) 3375-7496 .