A Secretaria de Educação de Londrina já está preparando as atividades da Semana da Pátria. Escolas estaduais e particulares que queiram participar do desfile cívico de 7 de setembro, data em que se comemora a Independência do Brasil, devem fazer inscrição no portal da Prefeitura www.londrina.pr.gov.br, clicando no banner "Londrina Semana da Pátria 2016". As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de agosto.

As escolas municipais já se inscreveram diretamente na sede da Secretaria de Educação. Além das unidades escolares, podem participar do desfile entidades, como ONGs e associações, além de grupos da sociedade civil organizada. As inscrições, para este público, também devem ser feitas no mesmo endereço eletrônico.

O desfile iniciará às 9 horas, com concentração na Avenida (Leste-Oeste. O início será na Rua São Luiz e a dispersão na Rua Mossoró. No ano passado o evento reuniu cerca de 10 mil pessoas, das quais 4 mil participaram do desfile.

Este ano as atividades da Semana da Pátria serão realizadas nos dias 1, 2, 5 e 6 de setembro, encerrando com o desfile no dia 7. O tema das comemorações é "Educação e esporte, unindo nações e transformando cidades". As atividades acontecem no Centro Cívico Bento Munhoz da Rocha Neto e envolvem o hasteamento de bandeiras, com a participação de escolas municipais e secretarias, além de pronunciamento de autoridades e apresentações artísticas.

Para a coordenadora de Comunicação e Eventos, da Secretaria de Educação, Talícia Serafini, a Semana da Pátria é oportuna para que a população e governantes tenham um momento de reflexão sobre o papel de cada um. "Estas ações são importantes para que todos reflitam sobre as questões de cidadania", disse.