Segundo informações da CMTU, após identificado, o proprietário do veículo é notificado  para fazer a retirada em dez dias
Segundo informações da CMTU, após identificado, o proprietário do veículo é notificado para fazer a retirada em dez dias | Foto: Paulo Monteiro



Veículos antigos e até com poucos anos de uso estão estacionados em locais públicos de Londrina, sem qualquer tipo de sinalização, se deteriorando, expostos aos efeitos da chuva e do sol.
Alguns acumulam água parada, podendo servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e zika vírus, entre outras doenças. Há o risco ainda de provocar acidentes, já que não estão sinalizados e podem ser atingidos por um condutor desavisado.
Um dos bairros com carros imóveis estacionados é o Residencial Vista Bela (zona norte). Uma moradora, que pediu para não ser identificada, explicou que um dos carros está parado há meses e vem sendo desmontado aos poucos – está sem rodas e com a carroceria sobre tijolos. No mesmo bairro, outro veículo, aparentemente abandonado, teria sido incendiado. Já no final de uma rua do Jardim Santo André (zona oeste), a situação se repete: carros abandonados, inclusive alguns sobre a calçada.
De acordo com a Companhia de Polícia de Trânsito (Ciatran) de Londrina, considerando que o termo "abandono" não está capitulado no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) ou em norma regulamentadora, a apreensão de veículos nesta situação, por parte da Policia Militar, ficaria totalmente "desprovida" de legalidade. Ainda segundo a Ciatran, a PM só pode recolher os veículos que estão estacionados irregularmente, ou seja, com alguma infração de trânsito.
Segundo a coordenadoria de Fiscalização de Posturas da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), os fiscais buscam identificar, junto aos órgãos responsáveis, se o veículo ainda está em circulação. Identificado o proprietário do veículo comprovadamente abandonado, a CMTU faz a notificação para que a retirada ocorra em cerca de dez dias. O mesmo vale para as sucatas. Se isso não ocorrer dentro do prazo, a companhia poderá fazer a remoção do veículo do local sob a penalidade de multa ao responsável. A CMTU informa que já concluiu o Termo de Referência para o aluguel do guincho, para agilizar a retirada desses carros das ruas e deverá, agora, providenciar o processo licitatório.