Gabrielly Marçola fica triste quando tem que faltar à aula por causa da chuva
Gabrielly Marçola fica triste quando tem que faltar à aula por causa da chuva



Ao lado do Colégio Estadual do Distrito de Paiquerê, na zona sul de Londrina, está a Escola Municipal Armando Rosário Castelo. Ali estudam 198 crianças do ensino fundamental. Dessas, 72 dependem de transporte e saem cedinho da cama. É o caso da Gabrielly Marçola, de 7 anos, que levanta às 6h30, gosta de matemática e fica triste quando tem que faltar por causa da chuva.
Segundo o diretor Jadir Reis de Mattos é possível perceber que o cansaço às vezes bate nos meninos e nas meninas que se deslocam pelas estradas rurais. Por isso, a escola, que funciona em sistema integral, abrindo os portões às 6h30, adota algumas práticas para tornar mais fácil a rotina da garotada, como a hora do relaxamento, no meio do dia, quando quem quiser pode até dormir.
Nos dias de chuva, em que a terra vermelha de Londrina vira uma lama que gruda para valer, um esquema especial é montado logo na recepção da escola. Professores e funcionários acolhem aqueles que chegam com os calçados sujos e fazem uma limpeza paliativa, tirando o máximo possível de barro, às vezes até limpando completamente.
"Muitos têm apenas um par de tênis. Não podemos deixar que as crianças que vêm dos sítios, das fazendas, sintam-se inferiores àquelas que moram na área asfaltada do distrito. É uma questão de acolher e fazer com que todos se sintam bem", detalha o diretor. (W.S.)