Apesar dos mais variados saltos, cores e estilos, é preciso ficar atento na hora de escolher o calçado correto para ir trabalhar. De acordo com ortopedista do Centro de Cirurgia do Pé e Tornozelo do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into), vinculado ao Ministério da Saúde, Vitor Miranda, o sapato ideal para o dia a dia do adulto depende do tipo de trabalho. "Quem fica muito tempo em pé ou tem que se deslocar por longas distâncias, o indicado é que o calçado tenha algum tipo de amortecimento", afirma.
Se o trabalho exige o uso de sapato de salto alto, o médico recomenda que a mulher restrinja a utilização em momentos pontuais. Uma sugestão é ter sempre um sapato confortável por perto para o descanso dos pés entre um compromisso e outro. "No deslocamento até o trabalho, o ideal é usar sapato mais confortável como tênis ou sandália de caminhada", avisa o ortopedista.
"O uso prolongado do salto alto obriga a mulher a ficar na ponta dos pés e isso joga todo o peso do corpo para frente, o que pode causar dor nas articulações dos dedos, além de dores articulares no joelho", explica Miranda. Ainda segundo o especialista, salto alto em excesso pode causar encurtamento da musculatura da panturrilha e pode levar a tendinite do tendão de aquiles.
Miranda explica que o sapato adequado é aquele que deixa a planta do pé totalmente apoiada e confortável no chão, de preferência, com algum tipo de amortecimento para proteger o pé. "Não adianta usar somente o sapato baixo. Ele não dá nenhuma proteção contra impacto repetido. Usar sapatilhas muito baixinhas por tempo prolongado força as articulações e musculaturas do pé, o que causa dor e desconforto", reforça o médico do Into.
Além de dores no pé e joelho, o uso inadequado do calçado pode provocar calosidade ou bolhas por causa do atrito. "Isso ocorre se o calçado estiver muito largo ou apertado", diz o ortopedista. Mas, se a pessoa sentir outras dores, é muito difícil que seja culpa do sapato. "Quem fica com dor no quadril ou na coluna, por exemplo, provavelmente tem uma vida muito sedentária e ao se deslocar por mais tempo associou a dor ao sapato. Mas na verdade o que está desencadeando essa dor de coluna é o fato de ficar muito tempo em pé ou andar grandes distâncias", avalia Miranda.