Curitiba - Vinte e duas pessoas morreram nas estradas paranaenses durante o feriado de 1º de Maio. Foram 277 feridos em 350 acidentes atendidos pelas Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e Federal (PRF). Esse foi o feriado mais violento do ano nas rodovias do Paraná.
O maior número de acidentes registrados pela PRF aconteceram na sexta-feira, em decorrência da chuva fina que caiu durante a maior parte do dia. Neste dia, somente nas BRs 277 e 376, nos trechos entre a Capital e o Litoral, foram 39 acidentes, sendo 26 pequenas colisões. Ao todo, morreram quatro pessoas nos trechos federais, número inferior ao do feriado de Páscoa -também com três dias-, mas o total de ocorrências aumentou, passando de 121 para 164.
A sexta-feira também foi o pior dia para a PRE, com mais acidentes e mortes do que nos outros dias. Nas estradas estaduais, foram 18 acidentes com mortes entre às 18 horas de quinta-feira e a meia-noite de domingo. A PRE fez a comparação com o ano anterior -o feriado caiu em uma quinta-feira- quando foram registrados mais mortes, feridos e ocorrências nas estradas paranaenses.
O feriado também significou receber multa para muitos condutores. Por excesso de velocidade e embriaguez, foram 1.052 autuações pela PRF. Vinte cinco motoristas foram detidos por terem ingerido bebida alcoólica acima dos limites permitidos por lei. Nas estradas estaduais, os agentes fizeram 2.338 autuações por diversos motivos.
Segundo o tenente Sheldon Vortolin, da PRE, as estatísticas das estradas falam por si e mostram que "o motorista, mais uma vez, não fez sua lição de casa".