A prova de conhecimentos gerais será aplicada em 26 locais, incluindo o campus universitário
A prova de conhecimentos gerais será aplicada em 26 locais, incluindo o campus universitário | Foto: Marcos Zanutto



Neste domingo (23), mais de 22 mil candidatos farão a provas da 1ª fase do Vestibular 2017 da Universidade Estadual de Londrina (UEL). A edição deste ano teve um incremento de 5,13% no número de inscritos em comparação ao concurso do ano passado. A prova de conhecimentos gerais, com 60 questões, será aplicada em 26 locais, entre eles, campus universitários e escolas.
A Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) pede que os candidatos cheguem, pelo menos, com uma hora e meia de antecedência nos locais de prova. "Estamos com oito mil candidatos fazendo provas na UEL. São quase dois a mais do que em outras edições. Por isso, a orientação é chegar com bastante antecedência", reforçou a coordenadora do Cops, Cristiane Medina.
Em função das ocupações de escolas estaduais e da greve dos professores, a Cops transferiu as provas para o Colégio Mãe de Deus (área central), Pontifícia Católica (zona oeste), Unopar (zona sul) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (zona leste). São cerca de 7,5 mil vestibulandos que farão a prova nestes locais.
"Conseguimos remanejar os vestibulandos e os cartões de inscrição já foram emitidos com os novos locais. Estamos usando mais salas na Unopar Piza e fechamos parcerias com outras instituições. Em uma semana conseguimos arrumar os locais e instalar todos dos candidatos", explicou Cristiane.
Na quarta-feira, a coordenadoria teve reunião com representantes da Polícia Militar, Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e a empresa de transporte coletivo Grande Londrina para definir a segurança e transporte dos vestibulandos. "A Grande Londrina vai colocar ônibus extras, inclusive na linha UFPR, que não costuma funcionar aos domingos. Orientamos que os candidatos venham de ônibus, principalmente para a UEL, Pitágoras e a Unopar Piza, que concentram o maior número de candidatos", orientou a coordenadora do Cops. Os cartões de inscrições foram emitidos com o número das linhas de ônibus.
Os candidatos que perderam ou tiveram a documentação furtada devem apresentar boletim de ocorrência à Cops. Uma equipe da coordenadoria estará de plantão no campus da UEL no domingo, das 8 às 11 horas. O plantão também estará a disposição para tirar dúvidas sobre os locais de prova, mas só funcionará no domingo.
A UEL está ofertando 2.480 vagas, em 53 cursos de graduação, sendo que outras 600 serão ofertadas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Do total de 22.946 candidatos, 28% são do estado de São Paulo. "Conseguimos fugir da data da Unesp (Universidade do Estado de São Paulo), mas coincidiu com a UFPR (Universidade Federal do Paraná). Esse percentual de paulistas e o aumento do número de candidatos mostra que a nossa influência vem mais do Mato Grosso e São Paulo, do que do Paraná."
O candidato mais novo é um adolescente de 14 anos, que vai concorrer a uma vaga em Medicina. E o mais velho tem 71 anos, e vai prestar para Direito. O curso de Medicina continua sendo o mais procurado. No sistema universal a relação candidato/vaga é de 125 por 1. No sistema de cotas, a disputa está menor é de 86,6 por 1 para candidatos de instituições públicas, e de 15,3/1 na cota de negros. Na sequência aparece Psicologia com 30,6/1 no sistema universal, 37,8/1 na cota de instituições públicas e 5,8/1 na cota de negros.
No sistema universal, Biomedicina aparece em terceiro lugar (28,5/1); já no sistema de cotas é Educação Física – licenciatura que se destaca, sendo 33,3 candidatos de escolas públicas disputando uma vaga e 8,3/1 na cota de negros.
"No sistema de cotas, percebemos que o pessoal está mais interessado em dar aula. Acredito que isso seja reflexo de ter mais opções de mercado de trabalho", avaliou Cristiane.

ORGANIZAÇÃO
Cerca 1,9 mil pessoas trabalharão na organização do vestibular. São fiscais, monitores e coordenadores, além de zeladores, seguranças e médicos. "Está tudo pronto. No domingo de manhã estará tudo sinalizado. O que depende de nós está tudo pronto. Agora só depende do candidato chegar cedo e fazer uma boa prova", comentou a coordenadora.
A prova começa às 14 horas. O resultado da primeira fase do Vestibular da UEL será divulgado no dia 10 de novembro, às 17 horas, no site www.cops.uel.br. A segunda fase está marcada para os dias 4, 5 e 6 de dezembro.