Os condomínios horizontais introduziram um novo conceito de construção no Brasil. As casas são mais amplas e abertas, deixando a fachada em evidência. Os imóveis são separados apenas por muros nas laterais. Não existem portões. Este padrão de residência se tornou comum no Brasil, uma vez que o país vive um ''boom'' de condomínios fechados. No entanto, os portões não perderam a sua função e em muitos casos o seu encanto. Ainda cercam milhares de casas, garantindo segurança e privacidade e trazendo beleza às fachadas. Muito tempo se passou desde a construção do famoso portão de dragão projetado nos arredores de Barcelona pelo arquiteto Antoni Gaudí em meados de 1885, mas a capacidade de agregar valor aos projetos continua a mesma. Com o passar do tempo, os portões ganharam força também nos condomínios verticais, conferindo charme e sofisticação.
Segundo a arquiteta Márcia Ivale, da Architectural Projetos, o portão deve sempre acompanhar o estilo do imóvel. ''A construção entre os ambientes externos e internos deve ser harmoniosa'', afirma. Além disso, de acordo com ela, o estilo do portão depende diretamente da personalidade do cliente. A estrutura pode vislumbrar diferentes modelos, desde os mais tradicionais e clássicos até os mais modernos e com designs diferenciados.
Os materiais mais utilizados são o ferro e o alumínio. Márcia explica que o ferro necessita de alguns cuidados especiais. ''Para proteger esse tipo de portão é preciso utilizar uma pintura antiferruginosa por baixo da pintura de esmalte'', pontua a arquiteta, ressaltando que o alumínio tem maior durabilidade e tem a vantagem de não enferrujar. Ela salienta que para ambos os casos a pintura mais indicada é a eletrostática (técnica de pintura que usa eletricidade estática para fixar tinta à superfície), pois é mais resistente.
E não existe segredo no que diz respeito à manutenção dos portões. Ambos devem ser limpos com certa frequência com pano úmido ou água corrente. ''Mas o ferro não pode ficar molhado. Nesse caso, se jogar água tem que secar'', orienta.
Os portões dos prédios na maioria das vezes são vidro laminado ou temperado. ''O vidro garante segurança e leveza ao local e não compete com a arquitetura do imóvel'', observa Márcia.
Em busca de segurança, as pessoas recorrem muito aos portões eletrônicos. Na opinião de Paulo Lopes, consultor técnico da Digitemp, ninguém mais quer correr o risco de chegar em casa à noite e ter que descer do carro para abrir o portão. ''Hoje já existem máquinas que abrem e fecham entre três e quatro segundos'', afirma.
Lopes explica que existem três tipos de portões eletrônicos: o basculante (que sobe), o deslizante (que corre alinhado ao muro) e o pivotante (que abre como uma porta). O mais utilizado, segundo ele, é o deslizante, pois é mais rápido. O preço médio de um portão eletrônico varia entre R$ 500 e R$ 2.500, dependendo do tamanho e do peso. A estrutura do portão normalmente é de ferro, mas é possível trabalhar com vidro e madeira.
Fotos: Celso Pacheco e Divulgação

Imagem ilustrativa da imagem Portões conferem beleza às fachadas
O gradil do Ritz Residence, da Vectra, acompanha o estilo da fachada do edifício, que se assemelha a um hotel. O portão é todo de ferro, permitindo desenhos mais elaborados e com curvas
Imagem ilustrativa da imagem Portões conferem beleza às fachadas
Inspirado nos conceitos do arquiteto catalão Antoni Gaudí, o Casa Milà, empreendimento da Vectra em parceira com a Plaenge, o portão conta com formas mais orgânicas. O gradil em ferro procura transcrever algumas influências de Gaudí e permite fazer desenhos diferenciados
Imagem ilustrativa da imagem Portões conferem beleza às fachadas
Os portões do Edifício Dolce Vitta é todo em vidro temperado, permitindo maior visibilidade da entrada e saída de veículos. Marcado por uma arquitetura contemporânea, o empreendimento da A.Yoshii traz sofisticação ao mesclar materiais, como vidro, aço inoxidável e alumínio, granito
Imagem ilustrativa da imagem Portões conferem beleza às fachadas
O portão, projetado pela arquiteta Márcia Ivale, da Architetuctural Projetos, transmite leveza e confere um ar de modernidade, acompanhando o estilo da casa. Os vãos entre as grades são pequenos, o que garante privacidade e segurança. O portão eletrônico, com o uso de interfone, também oferece conforto e funcionalidade