As camas montessorianas são a nova moda quando se fala em decoração de quartos infantis. Mas o que poucas pessoas sabem é que esse item de decoração faz parte de um método superabrangente que visa desenvolver as crianças de forma completa e equilibrada.

O Montessori é o nome que se dá ao conjunto de teorias, práticas e materiais didáticos idealizados inicialmente por Maria Montessori em 1907. Juntos, eles criam possibilidades de aprendizado para cada faixa etária. Esse método é baseado em seis pilares educacionais, que são a autoeducação; educação como ciência; educação cósmica; ambiente preparado; adulto preparado e criança equilibrada.

Imagem ilustrativa da imagem O método Montessori na decoração do quarto infantil; saiba mais sobre a tendência
| Foto: Divulgação/Fau Home



Seguindo a teoria Montessoriana, o ambiente preparado é o local em que a criança desenvolve sua autonomia, portanto ele deve ser construído especialmente para ela, atendendo suas necessidades biológicas e psicológicas. Mobílias na altura do bebê e poucos brinquedos no quarto para fazer rodízio são alternativas para criar um lar montessoriano.

Flavia Victorelli, proprietária da marca de enxovais Fau Home, explica como a tendência influencia na vida dos pequenos. "Um dos pilares do Montessori é essa adaptação do espaço para a criança, e isso está refletindo na decoração dos quartos. Com a cama montessoriana, a criança não está no berço, em que ela precisa chorar para alguém tirá-la de lá, então isso dá a chance dela aprender sozinha e ser mais autônoma", fala.

Além da cama, o espelho na altura adequada, a barra fixada na parede e o tapete são exemplos de objetos importantes na montagem de um quarto baseado na teoria. O primeiro permite que o bebê se reconheça, enquanto o segundo ajuda com que a criança fique em pé e comece a andar, e o último proporciona experiências sensoriais.

Imagem ilustrativa da imagem O método Montessori na decoração do quarto infantil; saiba mais sobre a tendência
| Foto: Divulgação/Fau Home



Para Flavia Victorelli, a tendência não deve ser o fator determinante na hora da compra. "O legal é que as mães se atentem a não escolher apenas o que está na moda, mas o que pode levar benefício aos bebês, entendendo um pouco o que está sendo proporcionando de diferente na vida da criança e sabendo como montar esse quarto", diz.

Imagem ilustrativa da imagem O método Montessori na decoração do quarto infantil; saiba mais sobre a tendência
| Foto: Divulgação/Fau Home



A empresária ainda destaca que a Fau Home possui enxovais sob medida para as camas montessorianas. "Temos a linha completa para atender essa criança, desde os brinquedos, da parte mais lúdica dos ursinhos e bonecas de pano, até a parte de enxoval, com lençóis, fronhas, almofadas, tudo adaptado à tendência da cama montessoriana", finaliza.