Para criar ambientes noturnos vários pontos precisam ser levados em consideração e, entre eles, está a exigência e necessidade do público alvo, além, é claro, do tipo de iluminação, funcionalidade, som e decoração. Os três ambientes selecionados nesta matéria seguem linhas diferentes, no entanto, todos prezam pelo aconchego, o que permite o encontro de amigos para saborear uma boa comida ou apenas tomar uma bebida de qualidade, seja ela acompanhada - ou não - de ritmos mais calmos.
Inaugurada no fim do ano passado, a Enoteca Jardins by Fasano está longe de ser apenas um lugar para se comprar um bom rótulo de vinho e ir embora. O espaço, projetado pela arquiteta Vanessa Rodrigues, conjuga funcionalidade, sofisticação e requinte. A integração entre as pessoas é visivelmente percebida no projeto. Lá, é permitido reunir pessoas, seja a beira do balcão ou na moderna mesa com confortáveis poltronas que ocupam o centro do loja. De total importância, a iluminação também foi minuciosamente pensada, para que uma festa ou um simples bate-papo se tornem por horas um momento agradável e muito especial.
Um restaurante/bar ou um bar/restaurante. Assim é conhecido o BarZera!. Com um projeto concebido no estilo industrial, pouco visto no Brasil, ganhou formas pelas mãos dos arquitetos Marilda Marchiori e Zeca Repette. Os dois ambientes com total integração chamam a atenção: o interno com caprichados toques de bar moderno; o externo passa a sensação a seus clientes de estarem na praia, sem o mar, óbvio, mas com o Lago Igapó logo a frente. Com uma linguagem arquitetônica focada na descontração, a principal intenção era fazer com que o espaço deixasse qualquer pessoa a vontade. Deu supercerto! O BarZera! agrega gente de várias idades e estilos.
A mesma arquitetura, a mesma decoração prevalece por 35 anos. O Vilão, que nos primórdios era ponto de encontro da turma jovem, que se reunia para beber e depois seguir rumo a outra balada, hoje tem status de bar/restaurante tranquilo, daqueles em que é possível pedir um bom prato, tomar um drink, ouvir música de qualidade e ficar impressionado com tantos detalhes distribuídos no espaço. Intimista, decorado e mantindo pelo mesmo dono desde sua inauguração, em janeiro de 1978, o Vilão conta com inúmeras peças de decoração - o que o torna um lugar único em Londrina. Nas paredes, dezenas de quadros com molduras restauradas do Museu do Ipiranga, moedas, notas antigas. Destaque para a iluminação, capaz de alterar o estado físico, sentimental e psicológico de quem o adentra. Ainda na parte interna, estribos, ferraduras, rádios da década de 50, gramofones, a tão famosa caixa registradora, uma enorme vela, resultado de outras menores que são acessas -sagradamente -, de terça a domingo, desde 1997, entre outras inúmeras peças. Do lado externo, mesas dividem espaço com dracenas, samambaias, anturios, trepadeiras, beijinhos, coqueiros. Um verdadeiro jardim!



Fotos: Anderson Coelho, Saulo Ohara e Divulga

Imagem ilustrativa da imagem ESTILO - Para momentos de distração
Ambiente e iluminação intimista são características marcantes do Vilão
Imagem ilustrativa da imagem ESTILO - Para momentos de distração
A arquitetura e a decoração do bar permanecem a mesma há mais de três décadas
Imagem ilustrativa da imagem ESTILO - Para momentos de distração
O ambiente interno do BarZera! mistura os elementos de um boteco com uma decoração moderna
Imagem ilustrativa da imagem ESTILO - Para momentos de distração
Na área externa, ambrelones e sofás dão a sensação de estar perto do mar
Imagem ilustrativa da imagem ESTILO - Para momentos de distração
Mais que uma loja de vinhos, a enoteca é um espaço propício para se reunir com os amigos
Imagem ilustrativa da imagem ESTILO - Para momentos de distração
No balcão, a informalidade para se degustar um vinho