CAPA - Personalidade no trabalho
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terça-feira, 29 de maio de 2012
Elaine Souza <br> Reportagem Local
Oferecer um ambiente adequado a seus funcionários, que agregue funcionalidade, conforto, ambientação e iluminação adequadas é uma preocupação cada vez mais crescente entre as empresas.
Em um mundo onde o visual conquista cada vez mais as pessoas, investir em um ambiente confortável e de bom gosto é fator importante; espaços bem projetados e bonitos ajudam a passar credibilidade, além de satisfazer clientes e colaboradores.
Inovar e investir em espaços corporativos pode também trazer mais qualidade ao trabalho, uma vez que o estilo urbano dos dias atuais faz com que as pessoas passem a maior parte do tempo trabalhando.
''Vivemos em um mundo de imagem. O primeiro contato é feito visualmente. Nos últimos cinco anos isso vem se intensificando e precisamos nos adaptar. As empresas hoje estão atentas a isso. Assim como se avalia o comportamento da empresa e funcionários, se avalia a imagem também'', comenta o arquiteto Zeca Repette, da MZ Arquitetura.
Aliar conforto, praticidade, eficiência e segurança é o que visa os projetos nessa área. ''Hoje se passa mais tempo trabalhando dentro da empresa do que em casa. Por isso a ideia é trazer o conforto de casa para dentro da empresa. Você deve receber em sua empresa como se estivesse recebendo em casa. Você deve dar conforto à pessoa que trabalha lá por horas e também se sentir à vontade para receber um cliente. Outro ponto importante é que o espaço projetado deve traduzir o que a empresa é, por isso precisamos, com cuidado, dizer até onde ela (empresa) deve ir em seu projeto'', diz a arquiteta Marilda Marchiori, sócia de Repette na MZ Arquitetura.
Ambientes corporativos pedem cuidados especiais. Cada qual visando suas necessidades. Se a intenção for produtividade, tudo deve ser prático e simples. Se o conforto vem em primeiro lugar, investir em móveis mais sofisticados garantem uma imagem mais tradicional.
Iluminação, som e ergonometria precisam ser pensados com extrema importância. ''O som precisa de cuidados, já que em um lugar que comporta muita gente pode interferir no rendimento do funcionário. Investir em materiais que absorvem o som ajuda muito. A iluminação não precisa ser em excesso, pois ela também gera cansaço. Hoje se usa muito o dimmer para o controle da intensidade. A cadeira e a mesa precisam ser ajustadas a cada funcionário. No quesito cor e detalhes, tudo é possível'', explica Repette.
Marilda explica que as dimensões de projetos estão muito relacionadas a fase profissional que o cliente se encontra. ''Cada ambiente é uma postura. Quem monta uma empresa hoje está mais preocupado em capacitar sua equipe. Já quem tem mais tempo de mercado quer um espaço bem resolvido. Mas em ambos os casos, o projeto de arquitetura tem como objetivo central o bem estar do funcionário, tendo um espaço funcional, o que é necessário em qualquer empresa''.
Fotos: Saulo Ohara e Ricaro Chicarelli