Antes do VM Autonomus chegar à lavoura, a Volvo lançará, em outubro, durante o 21º Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga, realizado em São Paulo, um assistente de direção baseado na solução.

O acessório permitirá carregar os mapas das linhas de cana-de-açúcar e monitorar o percurso, mas a correção ainda será manual. A marca sueca ainda não definiu o custo do assistente de direção. Ele será instalado nos veículos levando em consideração o perfil de cada cliente.
O projeto do VM Autônomo deve estar maduro para produção comercial até 2020. "A fase dois ainda não tem uma data marcada. Acreditamos que a produção possa iniciar em até três anos. Ainda precisamos analisar os custos industriais do projeto", afirmou Bernardo Fedalto, diretor de caminhões Volvo no Brasil. A montadora não revela os custos do desenvolvimento da solução do caminhão autônomo, mas a marca investe em torno de R$ 6 bilhões anuais na plataforma global de automação.

O setor de agronegócio tem um peso importante no portfólio da marca. Em média, o agro representa 30% das vendas anuais da montadora. No ano passado, esse percentual ultrapassou os 40%. E o segmento sucroalcooleiro vem se mostrando com um grande potencial de absorver os produtos da Volvo. "Vemos uma tendência de crescimento da utilização de caminhões na cultura da cana-de-açúcar. O setor sucroalcooleiro opera com larga escala, pois as margens de lucro são estreitas. Nossa solução garante maior produtividade no campo e mais rentabilidade no negócio", destacou Fedalto.(A.M.P)