A Ford apresentou no Salão de Veículos Comerciais de Hannover, na Alemanha, a nova geração da van Transit, renovada e dentro do conceito de globalização, para ser comercializada em todo o mundo, inclusive na América do Norte. No anuncio, a montadora informou que, para o mercado norte-americano, a Transit será produzida na fábrica de Kansas City, mesma planta onde é produzida a picape F-150, e substituirá o furgão E-Series, com vendas previstas para o final de 2013.
No Brasil, a nova geração da Transit, atualmente produzida na Turquia e Inglaterra, deverá chegar no primeiro semestre de 2014. O projeto faz parte do plano de completa renovação da linha de comerciais da Ford, para os próximos dois anos.
A nova Transit teve sua capacidade de carga aumentada em 10%. A renovação incluiu também a instalação do sistema de comunicação Ford Sync, câmera de ré, piloto automático e aviso de saída da faixa de rolamento.
Para os mercados europeus a, nova Transit será equipada com o motor Diesel Duratorq TDCi de 2,2 litros, com três opções de potência (100, 125 e 155 cavalos), e câmbio manual de seis marchas. Estarão disponíveis versões com tração traseira, frontal ou integral. Na América do Norte, os clientes poderão escolher diversos tipos de motorização, incluindo o EcoBoost V6 de 3,5 litros a gasolina, além das opções a Diesel.
Van do ano 2013
Durante o Salão de Comerciais de Hannover, 24 jornalistas especializados, elegeram a nova Ford Transit como a ''International Van of the Year 2013'', que recebeu 117 pontos de um total de 133 possíveis. Na classificação geral da premiação, o segundo lugar foi da Dacia Dokker e a terceira posição do Mercedes-Benz Citan. O prêmio, com 22 anos de história, já somou quatro vitórias da Transit. O primeiro em 2001, depois em 2003, (com a Transit Connect), em 2007, e agora como a van do ano 2013.