O setor automotivo está reunido esta semana para debater a influência das novas tecnologias para o reparador automotivo, no 6º Seminário Automotivo de Londrina e Região. O encontro que segue até quinta-feira (10), no Senai Londrina, tem por objetivo ser um espaço de networking e negócios combinado com agenda técnica de atualização e treinamento profissional.

"A indústria automotiva atravessa um momento de grande transformação e o seminário abre espaço para que os empresários do setor façam contatos e estabeleçam parcerias importantes para o crescimento do mercado", afirma Henry Cabral, gerente do Senai em Londrina.

Segundo o presidente do Sindirepa Norte (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos, Acessórios e Retificadores de Motores do Norte do Paraná), Maurício Troyani, a tecnologia avança do setor exige treinamento e atualização constante dos profissionais. O presidente destaca que o setor atravessa um momento de renovação que abre espaço para as oficinas especializadas e segmentadas. "A tendência é esse mercado encolher no sentido de número de empresas mas se fortalecer com a profissionalização. Os veículos novos, híbridos, chegam ao mercado com novas tecnologias e o setor de reparação precisa acompanhar. Aquele modelo de oficina que fazia todos os serviços num veículo deve ser cada vez mais obsoleto", afirma Maurício Troyani.

O setor de reposição de autopeças no Brasil está em uma boa fase, afirmam os empresários parceiros. "O setor tem registrado crescimento de mais de 17% ao ano. Podemos citar alguns fatores como o aumento da frota, o maior volume de componentes para reposição, alteração e novas instruções normativas, e também a cultura da manutenção preventiva que hoje é mais presente", cita o empresário João Paulo Tristão, gestor da OriginALLparts.