Um carro pronto para rodar sem ter problemas com a fiscalização precisa se adequar a várias normas, entre elas, as que incluem os itens de segurança. Segundo a Resolução 14/98 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), nos veículos automotores e ônibus elétricos são 29 artigos que devem estar em dia. Entretanto, nem todos os motoristas conhecem o que diz a legislação.
Só no primeiro semestre deste ano 10.044 motoristas foram multados no Estado, segundo dados do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), por conduzirem o veículo sem equipamento obrigatório ou ineficiente.
Entre os itens citados pelo Contran como obrigatórios estão o para-choque, espelhos retrovisores, limpador e lavador de para-brisa, para-sol para o condutor, faróis, faroletes e lanternas - de freio, indicadoras de direção dianteiras e traseiras, de marcha à ré e de iluminação da placa traseira, que obedecem cores específicas.
De acordo com o coordenador de veículos do Detran-PR, Cícero Pereira da Silva, em carros mais antigos são comuns os problemas com lanternas. ''Principalmente por um descuido dos motoristas'', cita.
Os itens destacados na Resolução 14/98 ainda incluem velocímetro, buzina, freios de estacionamento e de serviço, com comandos independentes, pneus, dispositivo de sinalização luminosa ou refletora de emergência independente, extintor de incêndio, cinto de segurança para todos os usuários, macaco compatível com o peso e carga do veículo, chave de roda, chave de fenda ou outra ferramenta apropriada para a remoção de calotas, entre outros.
Caso seja parado em uma fiscalização, o motorista perderá cinco pontos na carteira, além de arcar com uma multa de R$ 129. E caso exista mais de uma irregularidade no veículo, a pena não é cumulativa.
Silva alerta os motoristas que decidirem comprar veículos de terceiros, a checar se todos os equipamentos estão em pleno funcionamento para evitar transtornos.
Ainda segundo ele, de todos os itens elencados pelo Contran, os que mais comumente são encontrados fora do padrão de uso são os pneus e os extintores de incêndio. Essa constatação é confirmada pelo comandante da Companhia de Trânsito de Londrina, 1º tenente André Ricardo Alves de Carvalho. ''Os pneus nós averiguamos que geralmente estão sendo usados fora dos padrões por uma questão financeira, já o extintor é mais a desatenção mesmo'', afirma.
Carvalho informa que para cada irregularidade é adotada uma medida punitiva diferente. Caso seja um item de fácil troca, como o extintor, por exemplo, o automóvel fica apreendido até a substituição do equipamento. Já nos casos em que os reparos necessitam de apoio técnico, o motorista tem um prazo mínimo para regularizar o veículo. ''Em alguns casos é feita a notificação e dado um prazo, em torno de uma semana. Depois o motorista precisa se apresentar à Companhia de Trânsito.''
Ele orienta os motoristas a prestar atenção nas chaves de roda, de fenda ou outra ferramenta apropriada para a remoção de calotas, que também costumam faltar em alguns veículos com frequência.
Para andar em dia com a lei, o tenente destaca que não há segredo, basta ter atenção e ser cuidadoso. ''Na maioria das vezes o motorista consegue perceber que há irregularidades ao checar o carro em casa mesmo. Caso perceba algo, cabe a ele solucionar. Revisões períodicas também são importantes'', aconselha.

Imagem ilustrativa da imagem Revisar itens de segurança do veículo garante viagem segura