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A sétima série de resultados de 2017 do Latin NCAP (Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe), foi apresentada neste mês de novembro com um resultado alentador para o Renault Kwid. O novo compacto da montadora francesa ganhou três estrelas na proteção dos ocupantes adulto e infantil.

Nos últimos testes, o Kwid, fabricado no Brasil para o mercado da América Latina, mostrava claras melhoras em segurança, oferecendo um melhor rendimento quanto à proteção, em comparação com a versão fabricada na Índia e com outros da concorrência no mercado, mesmo sob protocolos de avaliação mais exigentes do Latin NCAP.

O modelo foi avaliado em configurações de batida de impacto frontal e lateral. O Kwid mostrou uma proteção frontal adequada e proteção marginal contra impactos laterais com uma proteção fraca no peito do adulto, porém suficiente para alcançar as três estrelas sólidas na proteção deste ocupante.

No impacto lateral, a estrutura do Kwid evitou atravessar, de forma excessiva, a barreira de impacto lateral que, combinado com o airbag do tórax lateral, conseguiu manter as lesões dos adultos por baixo da alta probabilidade de risco de vida. Os ocupantes crianças mostraram uma proteção adequada e boa nos testes de impacto frontal e lateral, devido a que os SRIs foram instalados utilizando ancoragens ISOFIX e Top Tether. O Kwid oferece ancoragens ISOFIX padrão, contudo, não conta com interruptor para desativar o airbag frontal do passageiro, caso seja necessário instalar um SRI (Sistema de Retenção Infantil) olhando para trás. Isso e a falta de cintos de três pontos em todas as posições explicam a qualificação de três estrelas para a proteção infantil.

O Renault Kwid, fabricado no Brasil, mostrou reforços estruturais adicionais e melhor desempenho na segurança em comparação com a versão fabricada na Índia e avaliada pelo Global NCAP do ano 2016.

"É bom ver quão rápido podem reagir os fabricantes em relação com o primeiro Kwid avaliado (versão fabricada na Índia e testada pelo Global NCAP) e esse Kwid brasileiro de três estrelas. É alentador ver os fabricantes respondendo aos testes do Latin NCAP e do Global NCAP, bem como às preferências dos consumidores por uma maior segurança, mesmo nos modelos mais acessíveis", disse Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP.

Para o presidente da Comissão Diretiva do Latin NCAP, Ricardo Morales Rubio, esse resultado é exemplo da força dos consumidores. "Esse resultado demonstra que os consumidores estão levando em conta os níveis de segurança dos automóveis quando compram um novo carro. Continuaremos a pressionar os governos para esses níveis serem obrigatórios e poder oferecer, assim, aos consumidores informação completa e independente sobre a segurança que proporcionam todos os automóveis no mercado".

O órgão trabalha para que os governos latino-americanos adotem os padrões da ONU (Organização das Nações Unidas) para teste de impacto frontal e lateral, ESC (controle de estabilidade) e requisitos de proteção de pedestres e que esses testes sejam obrigatórios para todos os modelos no mercado. "Permitindo, assim, aos consumidores contarem com informações claras sobre segurança oferecida pelo carro que planejam comprar", disse Furas.