Subcompacto lançado este ano pode apresentar defeitos no tubo de combustível e no sistema de freios
Subcompacto lançado este ano pode apresentar defeitos no tubo de combustível e no sistema de freios | Foto: Divulgação



A Renault anunciou nesta terça-feira (21) recall em cinco modelos da marca para verificação da mangueira de direção de baixa pressão da direção hidráulica, tubo de combustível e sistema de freios. Em caso de defeito, há risco de incêndio dos veículos.

De acordo com o comunicado da montadora, foi constatada a deterioração da mangueira de baixa pressão da direção hidráulica nos veículos Sandero, Logan, Duster e Duster Oroch fabricando entre 29 de julho e 6 de outubro de 2016. A deterioração causa vazamento do óleo hidráulico, causando endurecimento da direção, perda da dirigibilidade e até incêndio. O recall envolve 13.026 unidades.

Os problemas mais graves são no Renault Kwid, subcompacto lançado este ano. Segundo a montadora, o posicionamento do tubo de combustível na montagem pode causar perfuração do tubo e vazamento de combustível. A Renault informa que 16.798 unidades precisam passar pela verificação. O modelo também pode apresentar trincas no sistema de freio. O defeito pode provocar ineficiência de frenagem, travamento das rodas e perda da dirigibilidade. Mais de 21 mil unidades precisam de revisão neste item.

O coordenador dos cursos técnicos em manutenção automotiva do Senai Londrina, professor Edison Bonifácio, orienta que os motoristas não ignorem a convocação da montadora, principalmente os proprietários do Kwid. "A mangueira do tubo de combustível deve estar trabalhando forçada e pode perfurar o tubo. O vazamento de combustível em qualquer parte, próximo do escamento quente ou de uma vela, por exemplo, pode provocar um incêndio. Não se pode ignorar esse recall", alertou o professor.

No caso dos demais modelos, o desgaste da mangueira é grave, mas o risco do veículo incendiar é menor. Mas também não deve ser ignorado. Mas reforça que os proprietários devem procurar a concessionária para fazer uma avaliação.

LONDRINA

De acordo com o gerente de pós-venda da Concessionária Fórmula Renault, Thiago Silveira, na região são poucas as unidades incluídas no recall, a maioria são Kwid que ainda não foram entregues e já estão sendo verificados. Segundo ele, a montadora já encaminhou peças para reposição e a concessionária está agendando a avaliação dos veículos.