S10 foi líder de mercado durante muitos anos no Norte do Paraná
S10 foi líder de mercado durante muitos anos no Norte do Paraná | Foto: Fábio Alcover



Líder absoluta no mercado há 18 meses, a General Motors (GM), dona da Chevrolet, comemora o resultado do trabalho de reposicionamento da marca globalmente e da renovação de quase todo o portfólio de veículos em 2016. O pioneirismo na adoção de tecnologias inovadoras – a mais recente, o sistema On Star -, que oferecem novas experiências ao dirigir, também garante o sucesso duradouro, na avaliação de representantes da empresa.

O diretor de marketing da GM na América do Sul, Hermann Mahnke, que esteve em Londrina durante a 57ª ExpoLondrina, visitando o estande da Metronorte, conta que o trabalho de reposicionamento da marca começou em 2013. Segundo ele, antes das mudanças, cada país tinha seu portfólio de veículos e posicionamento muito local. "Hoje, temos consistência de marca global." Isso quer dizer que, independentemente do país em que o cliente esteja, terá a mesma experiência na interação com os produtos da montadora.

O objetivo principal dessa mudança, de acordo com Mahnke, é colocar a Chevrolet entre as marcas mais valiosas do mundo quando o assunto é a experiência do consumidor. "Queremos clientes para a vida", enfatiza. Como parte dessa estratégia, a montadora também investiu na renovação de quase todo o portfólio de veículos, com foco em design, performance e tecnologia.

No ano passado, lançou novas versões de 12 produtos – de um total de 17. Mas o investimento não ficou restrito aos carros. Para a montadora, a experiência do cliente só pode ser plena se existir uma rede de concessionárias capacitada e qualificada para atendê-lo. Por isso, trabalha, também, para garantir um nível de atendimento homogêneo nas lojas espalhadas de Norte a Sul do país.

Os produtos da Chevrolet vão desde carros pequenos, até picapes e utilitários esportivos. A renovação incluiu não apenas novos desenhos, mas investimentos em powertrain, motorização e tração. Mahnke destaca que os produtos são eficientes – no consumo energético e de combustível - sem perder potência e torque; além de tecnológicos. "Um exemplo disso é o Cruze, o primeiro carro do segmento com motor 1.4 turbo, que atinge 90% do torque a menos de 2 mil RPM", aponta. A maioria dos carros da marca conta com o sistema On Star, tecnologia exclusiva que garante conectividade, segurança e praticidade aos motoristas.

MAIS NOVIDADES
Em resumo, Mahnke afirma que, hoje, a Chevrolet se posiciona por três quesitos: desenho moderno; performance prazerosa – com equilíbrio entre consumo e potência -; e tecnologia avançada e inovadora. Em 2017, a intenção é que os clientes possam usufruir desse novo portfólio. Mas a marca reserva mais novidades. Uma delas é o lançamento de uma nova versão da S10, com a combinação de motor flex e câmbio automático, com tração 4x2 e 4x4. "Também lançaremos, no segundo semestre deste ano, a Equinox, um utilitário esportivo médio, que será importado e virá para completar o portfólio", adianta.

DNA GLOBAL
O gerente de marketing de produtos da GM, Rogério Ken Iti Sasaki, lembra que o DNA global e grande destaque da nova linha de produtos da montadora é a frente dos veículos, com grade bipartida, além de faróis de LED diurnos alongados pelo paralama traseiro. "A inspiração partiu da versão do Camaro", conta. Ele ressalta, ainda, a tecnologia embarcada nos veículos. "Há três anos, fomos os precursores do My Link e recentemente lançamos o On Star, além de equipamentos como sensor de aproximação frontal, por exemplo", cita.

Sasaki lembra que a S10 foi líder de mercado, no segmento de picapes, durante muitos anos no Norte do Paraná. "Para nós, é um orgulho termos uma picape com tanta tradição", classifica. A nova Trialblazer, o modelo mais luxuoso da Chevrolet no país, e que pôde ser testado pelos visitantes da ExpoLondrina numa pista de test-drive dentro do Parque Ney Braga, entrou em 2017 com evoluções visuais, mecânicas e tecnológicas. Itens de conectividade e segurança, além da nova suspensão e calibração de motor, e cores inéditas estão entre os destaques do novo modelo.

On Star nos modelos 2017
Lançado em 2015, o sistema On Star – que era restrito ao Cruze, S10 e Trialblazer - ganhou espaço na maior parte dos veículos modelo 2017 da Chevrolet. A tecnologia, uma exclusividade da marca, promete controle, comodidade e segurança aos motoristas. O gerente de produtos da Metronorte em Londrina, Marcelo Miyazaki, diz que o sistema é baseado em seis pilares: concierge, segurança, emergência, navegação, app/web e diagnóstico.

Basta apenas um toque no botão do retrovisor central para acionar os serviços de concierge, que oferece atendimento 24 horas por dia. Por meio dele, o usuário pode solicitar reservas em hotéis e restaurantes, consultar a previsão do tempo, uma rota. Quem interage do outro lado da linha não é um computador, mas pessoas de verdade. Numa simulação feita à reportagem da FOLHA, Miyazaki acionou o serviço para consultar a grade de shows da ExpoLondrina e a lanchonete mais próxima da localização do veículo, por exemplo.

O On Star também oferece conexão a serviços de assistência em caso de emergência e recuperação do veículo, em situações de roubo ou furto. "Se você tem um filho jovem, que sai à noite, consegue mapear a rota dele e a velocidade do veículo", exemplifica o diretor de marketing da GM na América do Sul, Hermann Mahnke. Isso é feito por meio de um aplicativo de celular. "Hoje, a vida de qualquer pessoa está no telefone móvel. Conseguimos conectar e parear o telefone com o carro e oferecer uma conectividade plena", acrescenta.

Os clientes Chevrolet podem utilizar os serviços do OnStar durante 6 meses sem custo. Depois deste período, devem optar pela renovação ou alteração do plano. Segundo Marcelo Miyazaki, a marca oferece três tipos de plano de acordo com as versões dos veículos: Safe, Protect e Exclusive, com valores de R$ 50, R$ 65 e R$ 80 mensais respectivamente. (A.S.)