Tanto Onix quanto Prisma tiveram seus desenhos, mecânica e tecnologias completamente atualizados e apresentados à imprensa na última semana. As mudanças no desenho, segundo o diretor de Design da GM no Brasil, Wagner Dias, trouxeram "horizontalidade" aos veículos. Ambos ganharam assinatura em LED nos faróis, que ficaram mais "dinâmicos e esculturais". Ele reforça que a inspiração dos projetistas partiu de modelos antigos da marca, como o Corvete, "de linhas angulares dinâmicas".
Dias explica que o apelo horizontal dá a percepção de um carro mais largo. "Além disso, quebramos um pouco o brilho com uso de tinta fosca em parte da pintura." A versão 2017 do Onix vem em quatro cores metálicas e uma sólida. Outro destaque nos modelos é a conexão entre painel e portas, que utilizam a mesma textura.
Já o Prisma - sedã com estilo cupê -, ganhou aerofólio integrado. "A frente foi rebaixada e a traseira alongada. Batizamos ele de mini Cruze", brinca o executivo, lembrando que o modelo também ganhou novas rodas. No interior, a combinação de preto e marrom e os detalhes na costura dão acabamento refinado.
A diretora de Engenharia da GM no Brasil, Fabiola Rogano, cita o novo motor ECO, que foca na eficiência energética, sem perda na performance. A motorização se divide em 1.0 e 1.4, com destaque para a transmissão manual de seis marchas, que também é novidade a partir da versão 2017.
Os modelos trazem indicador de mudança de marcha no painel e direção elétrica progressiva, "precisa, leve, e reduz as vibrações da pista para o volante", completa Fabiola, comentando que a resistência à rolagem dos pneus melhorou em 23%. "Cada pneu será monitorado por radiofrequência."
A engenheira conta que o Onix ficou 34 quilos (kg) mais leve e o Prisma 32 kg, influenciando diretamente na economia de combustível. O Onix 1.4 ficou 18% mais econômico e o Prisma 1.4, 22%, o que confere aos veículos selo A no Programa Nacional de Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (Conpet). O hatch roda 14,9 km/l de gasolina na estrada e 12,5 km/l na cidade. Com etanol, os números são 10,2 km/l e 8,6 km/l, respectivamente. Já o sedã faz com um litro de gasolina 15,4 km na estrada e 12,8 km na cidade. Com etanol, os números são 10,7 km/l e 8,8 km/l, respectivamente.
O propulsor 1.4 desenvolve, com etanol, 106 cv de potência a 6.000 rpm e 13,9 kgfm de torque a 4.800 rpm. Com gasolina no tanque, desenvolve 98 cv de potência a 6.000 rpm e 13 kgfm de torque a 4.800 rpm. Entre os principais concorrentes do Onix estão o Ka 1.5, HB20 1.0, Palio 1.4 e Fox 1.0 e do Prisma, Voyages 1.0 e 1.6, Ka+ 1.5 e HB20S 1.0.
Conforme o diretor de Marketing da GM no Brasil, Hermann Mahnke, todos os modelos terão On Star, em três diferentes planos: safe, protect e exclusive. Os carros já estão sendo fabricados em Gravataí (RS) e 8 mil unidades já serão despachadas às concessionárias no início de agosto. Os preços tiveram alta de cerca de 2% em relação às versões passadas, "tornando-os extremamente competitivos, com conteúdo e tecnologia", finaliza Mahnke.
De acordo com dados da Chevrolet, o novo Onix chega nas versões LT 1.0 ECO (R$ 44.890), LT 1.0 ECO + My Link (R$ 46.290), LT 1.4 ECO (R$ 49.590), LT 1.4 ECO AT (R$ 54.790), LTZ 1.4 ECO (R$ 54.490) e LTZ 1.4 ECO AT (R$ 59.790). Já o Prisma será vendido nos modelos LT 1.4 ECO MT (R$ 53.690), LT 1.4 ECO AT (R$ 58.990), LTZ 1.4 ECO MT (R$ 58.690) e LTZ 1.4 ECO AT (R$ 64.690). (M.G.)