A carroceria do A5 Sportback foi totalmente modificada. "Do modelo anterior ficou só o símbolo A5. Os materiais são diferentes, foi usado ação de alta resistência que reduziu em 85kg o peso médio do carro", explicou Lothar Werninghaus, consultor técnico da Audi.
O carro chega ao País com quatro opções de acabamento: Attraction e Ambiente, equipadas com motor 2.0 TFSI de 190 cv, e Ambition e Ambition plus, que trazem o 2.0 TFSI com 252 cv. A versão Ambition plus está programada para chegar às concessionárias em agosto. Nas versões Attraction e Ambiente, o propulsor desenvolve 190 cv de potência e torque de 320 Nm entre 1.450 e 4.200 rpm. Já nas top de linha Ambition e Ambition plus, o 2.0 TFSI rende 252 cv de potência e 370 Nm de torque, disponíveis entre 1.600 e 4.500 rpm.

As quatro versões contam com transmissão S tronic de sete velocidades, com dupla embreagem e trocas de marchas quase instantâneas. Para maior economia de combustível, o câmbio oferece uma função roda-livre. O controle seletivo de torque para cada uma das rodas suplementa o trabalho da tração dianteira, no caso das versões de entrada.

O modelo de topo vem equipado ainda com o sistema de tração integral permanente quattro, que distribui a força para as quatro rodas conforme a necessidade. Isso resulta em mais aderência, controle, estabilidade e, consequentemente, em maior segurança.

MERCADO
"O A5 é um carro que não tem muita concorrência no País. O DNA esportivo e inovador garantiu clientes fieis, mas como é um produto novo, deve criar um certo desejo e esperamos com isso conquistar novos clientes que têm uma certa afinidade com a marca", disse Johannes Roscheck, presidente e CEO da Audi do Brasil.

Ele afirmou que 2016 foi um bem difícil para toda indústria automotiva no Brasil e que a recuperação do mercado deve ser lenta. "Vemos uma recuperação nos próximos anos, mas não é algo para meses", avaliou o CEO. De acordo com dados a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos), as vendas de veículos leves em junho teve uma retração de 1,28% em relação a maio. No acumulado do ano, registra alta de 4,59% (veja matéria em Economia&Cia).

A Audi prepara o lançamento do Q5, em agosto, e ainda no segundo semestre devem chegar o RC3 sedã e hatch, o superesportivo TTRS. Para 2018, a grande novidade será o A8, que será apresentado mundialmente este mês. O modelo será o primeiro carro autônomo nível 3, ou seja, que pode dirigir sozinho. No Brasil, essa possibilidade de 100% autonomia ainda deve demorar por questões de legislação de trânsito.

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