A versão de entrada custa R$ 29.990 e a topo de linha menos de R$ 40 mil
A versão de entrada custa R$ 29.990 e a topo de linha menos de R$ 40 mil



Barato, econômico e compacto. Essas três características prometem fazer do novo Kwid um sucesso de vendas. Em dois meses de pré-vendas, o SUV urbano da Renault ultrapassou em quatro vezes a meta de reservas da montadora. Ele tem tudo para cair no gosto popular, principalmente para quem quer robustez de um SUV, mas com aquela facilidade de mobilidade de um hatch. O preço é um grande chamariz. A versão de entrada custa R$ 29.990 e a topo de linha menos de R$ 40 mil. A Renault também inova na maneira de comercializar o modelo. As vendas serão pela internet.

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Com o Kwid, a montadora francesa inaugura um novo segmento de mercado, o subcompactos ou SUV compacto. Para entregar um produto com esse preço o projeto otimizou os custos. Cada peça foi pensada e desenvolvida para garantir custo baixo e performance. Tem 80% do seu conteúdo composto por peças novas, desde a estrutura e características mecânicas, passando por equipamentos de conforto, conectividade e segurança.

"O projeto precisava de uma nova família de motores e caixa de transmissão. Também precisávamos de peças exclusivas para esse produto para atingirmos os objetivos", afirmou Antonio Fleischmann, diretor de projeto da América Latina.

Porta-mala de responsa: 290 litros
Porta-mala de responsa: 290 litros | Foto: Fotos: Divulgação



O veículo pretende atender o anseio do cliente brasileiro, que tem mostrado um interesse maior pelos SUVs. "Ele quer um carro alto que encare os buracos da cidade sem dar preocupação. O Kwid não é um offroad na sua essência, mas é um carro mais robusto, alto, com posição de dirigir mais elevada, o que traz mais segurança", disse Fleischmann.

O Kwid cumpre bem a sua missão. É um carro pequeno, mas com um visual imponente. O design arrojado da traseira dá a impressão, em um olhar rápido, que o carro é maior do que aparenta. O design foi desenvolvido em parceria entre dos estúdios do Renault Design Network (Brasil, França e Índia).

As rodas de 14" de serie, os para-lamas encorpados valorizam ainda mais as suas características SUV. A arrojada grade frontal traduz a robustez do Kwid e expressa uma personalidade única.
Mas basta entrar no interior do Kwid para entender o conceito de compacto. Apesar de a montadora afirmar que ele tem um dos maiores espaço interno, o utilitário-esportivo é apertadinho. Se o motorista for uma pessoa de estatura alta, os passageiros do banco traseiro terão dificuldade para sentar.

A altura dos bancos, um dos itens que torna prazeroso dirigir o Kwid, também pode se tornar um problema para os mais altos, pois o banco não tem regulagem. O acabamento é básico, condizente com o preço. O porta-mala é de responsa, com capacidade para 290 litros.

Imagem ilustrativa da imagem Kwid inaugura a categoria dos SUVs compactos com preço atraente



NO TRÂNSITO
A FOLHA testou o novo utilitário-esportivo no trânsito de São Paulo, na hora do rush, e o novo francesinho mostrou por que foi feito para cidade. Com a direção elétrica, de série nas versões Zen e Intense, fica mais leve dirigir o SUV. Ele responde bem nas curvas, mesmo as mais fechadas, perfeito para os apertados estacionamentos de condomínios e shoppings.
O Kwid traz o moderno motor 1.0 SCe (Smart Control Efficiency) com três cilindros, 12 válvulas, duplo comando de válvulas (DOHC) e bloco em alumínio. É o mesmo motor embarcado no Sandero, mas com adaptações para redução peso e garantir mais eficiência.

Os freios ABS/EBDI asseguram bom comportamento de frenagem em curvas e em linha reta. Em uma situação de freada brusca, o tempo de resposta dos freios é rápido. Eles seguram bem o carro, mesmo em pista molhada.

O Renault também passou no teste de obstáculos, fazendo jus à categoria SUV, que se carateriza pelos ângulos de entrada (24°) e de saída (40°) e altura do solo (180 mm).
Mesmo com otimização dos custos, a Renault afirma que investiu pesado para entregar um carro seguro. A estrutura com 30% de aço de alta resistência mostrou resultados positivos nos crash-tests. O modelo também chega com elementos de segurança ativos e passivos como quatro airbags (dois frontais e dois laterais), em todas as versões, e duas fixações para cadeirinha.