Itatiaia - A Jaguar Land Rover inaugurou na última terça-feira, em Itatiaia (RJ), sua primeira fábrica própria fora do Reino Unido. A unidade recebeu um investimento total de R$ 750 milhões em 60 mil metros quadrados de área e vai gerar 400 empregos diretos, além de produzir os modelos Range Rover Evoque e o Discovery Sport, vendidos no mercado nacional a preços a partir de R$ 224 mil e R$ 212,5 mil, respectivamente.
Wolfgang Stadler, diretor-executivo de Manufatura Global da marca, enfatizou que a abertura da Jaguar Land Rover no Brasil representa um marco na expansão global da empresa. "A Land Rover já é líder de mercado no Brasil na categoria de utilitários esportivos (SUVs) premium, respondendo por 33% de todas as vendas nesse segmento. O Range Rover Evoque e o Discovery Sport serão agora produzidos pela primeira vez na América Latina, escolhidos com base na popularidade já existente entre os clientes do Brasil", afirmou.
"A Jaguar Land Rover acredita no potencial do mercado brasileiro, especialmente no segmento premium, que hoje conta com apenas 2,5% de representatividade do mercado total de automóveis, enquanto em mercados maduros este percentual pode chegar a aproximadamente 10%, mostrando que há espaço para a montadora continuar crescendo no País", complementou Stadler.
A capacidade produtiva da fábrica será de até 24 mil veículos por ano, mas a empresa vai iniciar os trabalhos usando apenas 70% da capacidade. Ambos os modelos que inicialmente serão fabricados compartilham a mesma plataforma e conjuntos mecânicos. Os primeiros veículos nacionais começam a chegar já neste mês à rede de concessionários da marca inglesa.
"Gostaria de parabenizar a Jaguar Land Rover pelo lançamento da fábrica em Itatiaia. A Jaguar Land Rover diz muito sobre o Reino Unido. Seus carros se destacam pelo desempenho, robustez e estilo. Um investimento deste porte no Brasil evidencia um momento especial para a expansão global da empresa. É também um voto de confiança no País. O Reino Unido e o Brasil são parceiros de longa data, nos negócios e além, e um lançamento como este deixam a parceria ainda mais forte", salientou o embaixador do Reino Unido no Brasil, Alex Ellis.

CENTRO EDUCACIONAl
Na oportunidade, a Jaguar Land Rover inaugurou o primeiro Centro Educacional (Education Business Partnership Centre – EBPC) da empresa fora da matriz, o qual irá fornecer anualmente uma série de atividades em sala de aula para até 12 mil crianças de escolas locais. Segundo informações da montadora, o local contribuirá para o desenvolvimento de habilidades importantes nas crianças para o mercado de trabalho, além de exercitar nelas a consciência corporativa e inspirá-las a seguir carreiras na Jaguar Land Rover no futuro.
"Estamos orgulhosos dos fortes laços que estabelecemos com as comunidades próximas de todas as nossas fábricas existentes, e o mesmo acontece aqui no Brasil. Nosso EBPC é apenas um passo que estamos dando para entregar programas educacionais interessantes a crianças de diversas idades. A nossa ambição é incentivá-los a considerar uma carreira na indústria automotiva no futuro", argumentou Wolfgang Stadler.
O novo Centro Educacional é coordenado, em conjunto, com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e vai oferecer programas de educação para crianças de 5 e 18 anos. Os cursos são voltados para áreas como engenharia, manufatura e outras atividades relacionadas ao negócio automotivo.
O programa oferece experiência de trabalho, formação e qualificações de empregabilidade para as pessoas em situação de desemprego, a fim de prepará-las para oportunidades na indústria automotiva. É o primeiro projeto de formação desta natureza que a Jaguar Land Rover implantou fora de sua matriz, no Reino Unido.

* O jornalista viajou a convite da Jaguar Land Rover