O Ford Focus foi o carro mais vendido do mundo no primeiro semestre de 2012, com o total de 489.616 unidades, segundo dados da IHS Automotive, agência internacional de pesquisa e análise de mercado. Um avanço expressivo considerando que durante todo o ano de 2011 a linha atingiu a casa de 860 mil unidades. Com isso, superou o Toyota Corolla, que registrou 462.187 unidades.
No Brasil, de janeiro a 5 de setembro deste ano, foram computadas 16.264 unidades vendidas, com recorde de comercialização do modelo em junho, quando foram entregues 2.977 veículos no País. A versão sedan do Focus somou 4.616 unidades vendidas durante o ano, com recorde de 1.151 carros comercializados em abril de 2012. No Paraná, foram vendidos 430 Focus só em agosto, 45 deles em Londrina, segundo informações do gerente comercial da Ford Tropical de Londrina, Fábio Sitta.
Considerado um dos veículos mais completos da categoria, no Brasil o Focus aumentou em quatro pontos percentuais a sua participação no segmento de hatches médios no primeiro semestre de 2012, para 19,5%. O conjunto de design, nível de equipamentos e custo-benefício, associado ao prazer de dirigir e esportividade, são atributos que garantem um alto nível de lealdade ao modelo.
Para Sitta, o motivo de tanto sucesso em vendas também pode ser o preço atrativo. Hoje, o modelo completo com motor 1.6 e três anos garantia sai da concessionária por R$ 51.900.
Lançamentos
A linha 2013 do Ford Focus, recém-lançada, traz as versões 1.6 Flex GL e GLX e 2.0 Flex GLX e Titanium, essas últimas com a opção de câmbio automático sequencial. O modelo tem duas opções de motores com bloco e pistões de alumínio: o Sigma 1.6 16V Flex, de 115 cv com etanol e 109 cv com gasolina, e Duratec 2.0 16V Flex, de 148 cv com etanol e 143 cv com gasolina. A suspensão traseira independente multilink é outro item que diferencia o seu conforto e estabilidade.
Equipamentos como bancos de couro, botão de partida sem chave Ford Power, ar-condicionado automático e digital com dupla zona, som premium com Bluetooth, conexão para USB, iPod e comandos de voz, comandos do rádio e piloto automático no volante, banco do motorista com ajuste elétrico de altura, teto solar elétrico e sensor de estacionamento estão disponíveis nas versões 2.0.
Além disso, já traz airbag duplo, alarme, computador de bordo com controle na coluna de direção, volante em couro com insertos cromados, ajuste de altura dos faróis, luz de neblina traseira, rodas de liga leve de 16 polegadas e aviso sonoro de faróis acesos, portas abertas e chave na ignição como itens de série.