Seguindo os passos da Hyundai, a Toyota lançou no início da semana o Etios, seu primeiro compacto desenvolvido especialmente para o mercado brasileiro. E diferente da concorrente coreana, a montadora japonesa optou por lançar os modelos hatch e sedã simultaneamente, com dois tipos de motorização, 1.3 L e 1.5 L, ambas com 16 válvulas. O modelo vai custar entre R$ 29.900 e R$ 44.690.
O Etios, que será produzido na recém-inaugurada fábrica de Sorocaba (SP), tem papel fundamental nos planos de expansão da marca no Brasil. A Toyota planeja vender 70 mil unidades do compacto por ano. O modelo chegará às concessionárias em 28 de setembro.
Segundo dados da Toyota, o Etios hatch será comercializado em quatro versões. Na versão de entrada, o modelo tem motorização 1.3L e vem equipado com airbags frontais, para-choque na cor do veículo, porta-luvas ventilado, alertas visuais e sonoros do não afivelamento do cinto de segurança e abertura de portas.
Na versão Etios X, também com motor 1.3 L, o Etios mantém os mesmos equipamentos e ainda agrega componentes como coluna de direção com regulagem de altura, aerofólio traseiro, direção com assistência elétrica, freios ABS com EDB (Distribuição Eletrônica de Frenagem, em inglês), desembaçador do vidro traseiro e filtro anti-pólen. A versão também pode ser adquirida com ar condicionado, como item opcional.
O modelo Etios XS agrega, além de todos os itens mencionados, ar-condicionado, maçanetas e retrovisores na cor do veículo, sistema de áudio com rádio AM/FM, CD player e entrada USB, conta-giros, além de vidros e travas elétricas nas quatro portas.
A versão Etios XLS vem equipada com motor 1.5 L e componentes adicionais à versão Etios XS como faróis de neblina, grade dianteira com moldura cromada, rodas de liga leve de 15 polegadas, abertura do porta-malas por comando elétrico, travamento das portas por controle remoto e sistema de alarme.
O Etios sedã será comercializado em três versões, todas elas com motorização 1.5 L, denominadas Etios X (com ar condicionado como opcional), Etios XS e Etios XLS. Desde a versão de entrada, o modelo já conta com itens coluna de direção com regulagem de altura, direção com assistência elétrica, freios ABS com EBD, airbag duplo, alerta visual de não afivelamento do cinto, barra de proteção nas 4 portas e desembaçador do vidro traseiro.
Assim, como no hatchback, a versão Etios XS conta ainda com maçanetas e retrovisores na cor do veículo, ar condicionado, sistema de áudio, conta-giros, porta-malas com acabamento cromado e vidros e travas elétricas.
A versão topo de linha (Etios XLS) vem ainda com faróis de neblina, rodas de liga leve, acabamento cromado nos difusores de ar, maçanetas na cor prata, travamento das portas por controle remoto e sistema de alarme.
O Etios utiliza transmissão manual de cinco marchas, com um contrapeso no conjunto e será comercializado em sete cores: sendo elas: branco, preto, cinza, azul e prata (sedã e hatch), verde e vermelho (disponível no hatch).