Sistema de mobilidade inteligente da Nissan oferece tecnologias de segurança
Sistema de mobilidade inteligente da Nissan oferece tecnologias de segurança | Foto: Divulgação



Mais de 60% dos acidentes de trânsito são causados por falha humana, principalmente por imprudência dos motoristas. Prever ações dos outros condutores e respeitar as regras de trânsito têm o potencial de reduzir drasticamente o número de ocorrências.

No dia do Motorista, comemorado nesta terça-feira (25), vale lembrar algumas dicas de direção defensiva. O motorista deve evitar manobras e freadas bruscas. É importante sinalizar os movimentos, como a conversão de uma faixa para a outra.

Em uma via, a 100 km/h, por exemplo, um veículo ultrapassa 30 metros por segundo. Junte a falta de sinalização ao fator surpresa, à velocidade, e adicione a curta distância entre os carros e o resultado pode ser trágico.

Assim, uma solução pode ser manter a maior distância possível dos outros carros. Parece óbvio também, mas é importante lembrar que o uso do celular ao volante pode aumentar em até 400% o risco de acidentes, segundo pesquisas realizadas pela Universidade de Utah, nos Estados Unidos.

Manter em dia manutenção do veículo também pode evitar acidentes. Cerca de 30% dos acidentes, de acordo com dados do Detran-PR (Departamento de Trânsito do Paraná) ocorrem por problemas provocados por descuidos com a manutenção. É importante o proprietário verificar regularmente parâmetros como o nível do lubrificante, os pneus, os sistemas de freios, entre outros.

A mobilidade inteligente da Nissan tem o objetivo de ampliar a segurança de seus clientes e passageiros. O Nissan Kicks é um dos precursores desse conceito e vem equipado com tecnologias de segurança.

Entre elas, a câmera de visão 360°, o detector de objetos em movimento, o controle dinâmico do chassi, controle dinâmico em curvas, entre outros. Tudo isso resulta de avançados processos de engenharia, manufatura e inclusão de itens tecnológicos que, além da segurança, proporcionam equilíbrio entre desempenho e economia de combustível.