Exibindo toda sua imponente beleza e chamando a atenção por onde passou, o Jetta não é só design e conforto. É um modelo que traz uma direção leve, mas precisa, que requer poucos esforços do motorista, seja na ré ou nas balizas, facilitadas pela câmera auxiliar. Também possui um escalonamento de marchas macio, quase imperceptível, que responde sempre que acionado, sem solavancos. E o silêncio do motor se transfere para a cabine, garantindo conforto acústico de luxo aos passageiros durante o passeio.
Segundo dados da montadora, o motor 1.4L TSI, da família EA211, é um dos mais avançados da Volkswagen no mundo e chega para substituir o 2.0 aspirado (da família EA113), que equipava as versões Trendline e Comfortline.
Os números provam na prática os benefícios do downsizing (redução da cilindrada, com excelente desempenho). O novo Jetta com o motor 1.4L TSI tem 150 cv na faixa de 5.000 rpm. O torque máximo é de 25,5 mkgf já disponíveis a 1.500 rpm. Ou seja: um motor 30% menor em cilindrada, porém com 25% a mais de potência e 38% a mais de torque em comparação ao 2.0 aspirado utilizado anteriormente.
O motor 1.4L TSI pode ser combinado à transmissão manual de seis marchas ou à transmissão automática de seis velocidades com função Tiptronic (que permite ao motorista efetuar as mudanças manualmente, por meio da alavanca de câmbio ou por aletas no volante). Independentemente da transmissão, o novo Jetta equipado com o motor 1.4 TSI acelera de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos e alcança 203 km/h de velocidade máxima.
Ainda conforme informações da Volkswagen, a sigla TSI representa toda a tecnologia que resulta nas qualidades entregues pelo motor: injeção direta de combustível, combinada ao turbocompressor, de forma a entregar prazer ao dirigir e alta eficiência energética. Todos os motores TSI se destacam por seu baixo consumo de combustível, alta potência e elevado torque a partir de baixas rotações. (M.G.)