Antes de bater o martelo naquele carro que você encontrou pela internet é preciso tomar alguns cuidados básicos como saber a idoneidade do site ou revenda e fazer uma pesquisa sobre a situação do veículo. "Hoje, os Detrans oferecem ferramentas para pesquisar se o veículo tem multa ou foi roubado. Os portais também oferecem serviços para consulta de procedência", explica Daniel Nino, diretor da AutoAvaliar.
Há empresas especializadas que fazem perícia no veículo e emitem um laudo sobre a situação física do carro, verificam se já foi batido ou tem alguma peça que não é original. "Os anúncios das revendas devem deixar claro as características do veículo e enfatizar a sua credibilidade. Afinal, você planta hoje para colher amanhã", comentou Fernando Busato de Oliveira, diretor da Associação de Revendedores de Veículos Automotores no Estado do Paraná (Assovepar).
Caso a pessoa esteja comprando o carro de um particular, a orientação da Assovepar é solicitar informações sobre onde foram feitas as revisões e reforçar o cuidado sobre a procedência do veículo. "Esses cuidados evitam problemas futuros, como o proprietário ter problemas judiciais e o carro ser bloqueado pela Justiça. Ou ter multas ou infrações nas quais o novo dono possa responder civil e criminalmente", alerta Oliveira. (A.M.P)