Land Rover apresentou no Salão do Automóvel de Genebra o Velar, novo membro da família Range Rover
Land Rover apresentou no Salão do Automóvel de Genebra o Velar, novo membro da família Range Rover | Foto: Divulgação



Genebra, na Suíça, foi escolhida para a apresentação do novo membro da família Range Rover. A marca britânica de SUVs premium Land Rover fará o lançamento do Range Rover Velar durante a 87ª edição do Salão Internacional de Automóveis de Genebra, que ocorre de 9 a 19 de março.

O modelo, posicionado entre o Range Rover Evoque e o Sport, traz como características uma linguagem minimalista e alta tecnologia embarcada. De acordo com o chefe de design da montadora, Gerry McGovern, "o Range Rover Velar é um modelo à frente de seu tempo. Ele traz à marca um novo patamar em termos de estilo, inovação e elegância. É um modelo que muda tudo".

É um veículo fabricado com materiais exclusivos e sustentáveis, além de utilizar a engenharia mais avançada do mundo. Tudo isso demonstra a ambição da Land Rover em estar sempre à frente, em linha com os conceitos da marca que são "Above & Beyond".

A origem do nome Velar remete aos primeiros protótipos do Range Rover, construídos no final da década de 60. Naquela época, para ocultar a verdadeira identidade dos 26 modelos de pré-produção do Range Rover, os engenheiros escolheram o nome Velar, como referência à palavra latina velare, que significa "cobrir com véu" em português.

O Range Rover, lançado em 1970, inaugurou o segmento de SUVs premium, ao unir a capacidade de trafegar em terrenos difíceis já consagrada na época pelos Land Rover Séries 1 e 2 – que depois passaram a se chamar Defender – com o luxo e atenção aos mínimos detalhes presentes nos sedãs da época.

MERCADO EUROPEU

O Salão Internacional do Automóvel de Genebra deve contar com exposição de cerca de 900 modelos de grandes montadoras, além de fornecedores de peças, acessórios e equipamentos para o setor automotivo. O gerente geral do Salão, Andre Hefti, afirmou que "tecnologia e design são as duas palavras que melhor caracterizam o espaço Genebra Show", que deve receber em torno de 700 mil visitantes.

Apesar do charme europeu, o salão tem uma relevância menor no mercado automobilístico quando o assunto são grandes lançamentos mundiais. As montadoras preferem apostar suas fichas nos salões de Paris (França), Frankfurt (Alemanha), Detroit (Estados Unidos) e Tóquio (Japão).

"É um salão menor. Importante para o mercado europeu. As marcas da Europa utilizam ele para apresentar os carros esportivos, principalmente a Ferrari e Masserati", comentou Cézar Bresolin, jornalista especializado em veículos. O salão também funciona para a apresentação de carros conceitos.