Segurança, conforto e conectividade são os atrativos das montadoras para conquistar os consumidores. Por exemplo, a Toyota traz o sistema ‘mãos livres’ em toda a sua linha, desde o Étios até o SW4. A Ford está com campanha publicitária enfatizando o sistema de comando de voz como uma das vantagens de mercado do KA. O sistema vem como item de série em toda a linha.
Segundo o gerente geral de comunicação da Toyota, Anderson Suzuki, a segurança faz parte da estratégia global da empresa e, isso é levado em consideração, quando é pensado o sistema de conectividade oferecido aos clientes da marca.
O sistema utilizado nos seus carros permite que motorista possa ter no volante as funções básicas do celular como atender uma ligação. Ele também controla o volume do rádio e as funções de navegação. A tela touch screen permite acessar as demais funções do aparelho com um simples toque na tela. O sistema ‘mãos livres’ permite que o motorista se concentre na direção, de acordo com Suzuki.
A versão XS do Étios, por exemplo, tem sistema de áudio que reproduz arquivos de MP3 com função bluetooth e entradas auxiliar e USB; controle de velocidade de cruzeiro (versão automática); controle de áudio e do computador de bordo no volante. Segundo Suzuki, a montadora está, ao poucos, se aprimorando para oferecer cada vez mais tecnologia aos consumidores. (A.M.P.)