Pelos dados da Compagas e Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), em 2016, o número de conversões no Estado foi 151% maior que em 2015. Um total de 691 carros passaram a fazer o uso do combustível e a frota paranaense atingiu a marca de 34.383 veículos. Em 2017, conforme a última atualização da Compagas junto ao Detran, nos primeiros dois meses deste ano, 51 veículos iniciaram o uso do GNV. Na comparação com o primeiro bimestre de 2016, esse número representa um crescimento de 59% na preferência pelo gás natural.

A competitividade do GNV em relação aos demais combustíveis explica esse crescimento. Pelo acompanhamento semanal de preços da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a 3ª semana deste mês, registrou um valor médio do metro cúbico do GNV de R$ 2,48 no Paraná, enquanto o litro da gasolina ficou em R$ 3,53 e do etanol em R$ 2,69. De acordo com a Compagas o rendimento previsto é de 13,2 km/m³ no GNV, 10,7km/l na gasolina e 7,5km/l no etanol. Isso significa que para rodar 100 quilômetros com o GNV, o motorista gasta cerca de R$ 18,79, enquanto que com a gasolina o custo é de aproximadamente R$ 32,99 e com o etanol é de R$ 35,87. Quem abastece com GNV consegue uma economia de 43% em relação à gasolina e de 48% em relação ao etanol.

O investimento na instalação do kit de conversão varia de R$ 4 mil a R$ 6 mil. Seguindo a recomendação de realizar a conversão em oficinas credenciadas pelo Inmetro, qualquer veículo pode ser convertido para o uso do GNV. "É indispensável a atenção à qualidade e procedência do kit GNV instalado no veículo. Também há de se ressaltar a importância de que o usuário faça a conversão em uma oficina credenciada pelo Inmetro para conferir mais segurança ao processo de adequação do veículo", ressalta o gerente do Segmento Veicular da Compagas, Mauro Melara.

A orientação da Compagas para o cálculo do investimento a ser realizado é de que para o motorista que roda cerca de 4 mil quilômetro no mês, pagando de R$ 4 mil pela instalação do kit, o tempo de retorno do investimento é, em média, de cinco meses. Essas contas podem ser feitas no Simulador de Economia no site da Compagas. Tanto Melara quanto Bill atestam que o GNV é um combustível impossível de ser adulterado e instalado de forma correta nos veículos, traz maior economia aos seus usuários. (M.M.)