Lançado em maio do ano passado o C3 Picasso é um novato que vem conquistando seu espaço no mercado de monovolumes compactos. Atualmente o modelo figura na sexta posição entre os mais vendidos do segmento, pelo levantamento de emplacamentos da Fenabrave, e no último mês teve 1.149 unidades comercializadas, 198 a menos que o experiente Fiat Doblô.
E para alavancar ainda mais o sucesso do modelo, a Citroen passou a oferecer novos atrativos com a linha 2013, que já vem sendo comercializada desde o início do mês. A principal é a motorização 1.5 litro o que, consequentemente, deixou a versão de entrada (GL) mais barata, R$ 45.600, frente a R$ 47.990 da anterior, que era comercializada com o motor 1.6.
Desenvolvido e produzido no Brasil, o motor 1.5i Flex gera uma potência máxima de 93 cavalos, quando abastecido com etanol e a 5.000 rpm. Já o torque máximo é de 140 Nm a 3.000 rpm, mas segundo informações da montadora, 86% do torque já está disponível a 2.000 rpm.
O motor 1.5 está disponível em duas versões, a de entrada, que se manteve bem equipada com itens de série como ar condicionado, direção elétrica assistida e porta-luvas refrigerado e iluminado, além da GLX BVM, mais completa em equipamentosm, com rodas de liga leve (pneus 195/55 R16), faróis de neblina dianteiros, regulagem de altura do banco do motorista, mesas ''tipo aviação'' para os passageiros de trás, entre outros atrativos.
O C3 Picasso 2013 ainda conta com outras duas versões, GLX BVA e Exclusive, equipadas com um propulsor 1.6, só que mais evoluido que o seu antecessor. É o VTi 120 Flex Start, que tem a tecnologia desenvolvida pela Bosch que dispensa o reservatório de gasolina utilizado para partidas a frio quando o veículo está abastecido com etanol. O sistema Flex Start controla, de forma eletrônica, a operação de aquecimento do combustível.
O motor também oferece uma potência maior que o da linha anterior, que era de 113 cavalos e agora atinge 120 cv a 5.800 rpm. O torque é de 161 Nm a 4.000 rpm.
A versão GLX BVA possui, além do motor 1.6 e dos equipamentos presentes na GLX BVM, câmbio automático sequencial e acendimento automático do pisca alerta em caso de frenagem de urgência.
Já a Exclusive é a versão mais ''recheada'', com itens de série como ar condicionado digital, bancos revestidos em couro, piloto automático, sensor de estacionamento traseiro, acendimento automático dos faróis e para-brisa com sensor de chuva. A versão Exclusive pode ser equipada com transmissão manual (5 marchas) ou automática (4 marchas).
Além das mudanças de motorização, todos os C3 Picasso 2013 estão equipados, de fábrica, com Sistema de Frenagem Anti-Bloqueio (ABS), Sistema de Distribuição Eletrônica do Freio (EBD) e airbags frontais.