Apesar da superesportividade, o R8 traz os confortos, tecnologia e sistemas de segurança dos modelos mais urbanos da Audi
Apesar da superesportividade, o R8 traz os confortos, tecnologia e sistemas de segurança dos modelos mais urbanos da Audi



A expressão 'de parar o trânsito' se aplica perfeitamente ao novo R8 Coupé V10 plus. É difícil não dar uma olhadinha quando o superesportivo da Audi passa. O alemão chama a atenção pelo ronco agressivo do motor e o design robusto. Um capô extenso, uma traseira com linhas fluidas e um entre-eixos relativamente curto. Suas dimensões mudaram pouco em relação à geração anterior. Está quatro centímetros mais largo do que o antecessor e as proporções se assemelham as de um carro de corrida e ficaram ainda mais pronunciadas.

As quatro argolas enfeitam a ponta do capô e a grade Singleframe com design estilo colmeia é ampla e plana. Superfícies de plástico moldadas se fundem aos faróis. As características das luzes de rodagem diurnas trazem elementos verticais que replicam as estruturas das entradas de ar e enfatizam a largura do carro. O sistema de faróis a laser de série iluminam até 600 metros, duas vezes mais do que os faróis de LED comum.

Novo modelo está quatro centímetros mais largo do que o antecessor
Novo modelo está quatro centímetros mais largo do que o antecessor | Foto: Fotos: Divulgação



É um carro para as pistas e estrada, mas que anda com desenvoltura na cidade. A FOLHA pegou uma carona no modelo durante o Audi Sport Experience, realizado na Concessionária Audi Center do Grupo Eurobike, e deu uma voltinha pela PR-445 até a região dos condomínios (zona sul) e percebeu como ele se adapta à personalidade do motorista.

É possível deixar a suspensão mais dura, o volante mais pesado e o barulho do motor mais nervoso. Mas também pode-se acalmar o alemão no módulo confort. O ronco do motor muda e ele fica mais leve e confortável para dirigir no trânsito pesado da cidade. O câmbio é automático de sete marcas sequenciais. Quem gosta de ter o carro na mão pode optar pelo modo manual, mas quem não quer muito esforço a aceleração automática faz troca as marchas sem problema.

Apesar da superesportividade, o R8 traz os confortos, tecnologia e sistemas de segurança dos modelos mais urbanos da Audi. O modelo chega com auto stop, um sistema que desliga e religa o carro enquanto estiver parado em semáforos. O Audi virtual cockpit deixa todas as informações ao alcance da visão do motorista, que pode alternar entre diferentes modos de tela. No modo performance, o condutor visualiza as informações dos programas de direção, aceleração, desaceleração e forças laterais, bem como potência e torque. O virtual cockpit também indica que o limite de velocidade do motor foi alcançado.

A operação do sistema é feita por meio do volante multifuncional. As mãos do motorista permanecem no volante para que a concentração na estrada seja total. O botão start-stop e o seletor do Audi drive select ficam localizados no novo volante multifuncional. Há ainda um botão para controlar o sistema de escape, deixando o esportivo com um ronco ainda mais poderoso, e um seletor que ajusta o coeficiente de atrito para três diferentes condições de rodagem: seco, molhado ou neve.

Imagem ilustrativa da imagem Alemão invocadinho



MOTOR ASPIRADO
"A paixão pelo automobilismo, uma característica marcante da Audi desde sua criação, é a base para o desenvolvimento do R8 Coupé V10 plus. Esse é o modelo de produção mais rápido e potente já criado pela nossa marca, oferecendo alto desempenho e emoção para quem dirige", afirmou Johannes Roscheck, presidente e CEO da Audi do Brasil.

A performance e potência são atingidas com o motor V10 aspirado. Ele é considerado um motor de potência pura, diferente dos turbos que permitem mudar a potência do carro. É mais barato de ser produzido, exige menos etapas de montagem e de fácil manutenção. Os especialistas o consideram um motor mais confiável, pois apresenta a vantagem da resposta direta ao acelerador.

A opção de topo acelera de 0 a 100 km/h em meros 3,2 segundos e atinge velocidade máxima de 330 km/h. O som do propulsor V10 aspirado, cujo torque máximo está disponível a 6.500 rpm, ficou mais poderoso e afiado. Uma transmissão S tronic de sete velocidades e um renovado sistema de tração quatro transmitem a potência para os asfalto. A distribuição de torque se adapta às condições de direção – em casos extremos, 100% do torque pode ser transmitido para o eixo dianteiro ou traseiro.