Conforto e luxo unidos em um veículo imponente que marcou a década de 1960 no Brasil. Essa pequena descrição resume bem o que foi o Aero Willys, um clássico entre os automóveis antigos.

Baseado em um projeto da Willys Overland, fabricado nos Estados Unidos entre 1952 e 1955, mas que fracassou comercialmente, o Aero começou a ser produzido no Brasil em 1960. E se na terra do Tio Sam o automóvel não agradou, aqui foi bem diferente. Hoje o veículo é objeto de desejo de colecionadores, como o empresário de Apucarana Geraldo Ballan, que há nove anos zela por seu Aero Willys 1962.
O detalhe interessante sobre o modelo 62 é que foi o primeiro ano em que o Aero Willys passou a ser montado com todas as peças produzidas no Brasil. Ballan alerta, no entanto, que seu véculo não é totalmente original, pois passou por uma série de modificações. ''Quis fazer um carro todo estilizado que conservasse apenas algumas características do modelo'', adianta.

Entre as mudanças estão o motor, que passou de quatro para seis cilindros, utilizando as mesmas peças do Opala 92. O mesmo vale para a suspensão. Já o câmbio do Aero foi da coluna para o assoalho. Ballan enfatiza, porém, que o design ainda é o do Aero Willys 62. ''Dei uma mordenizada principalmente na mecânica. Sempre levo ele para encontros. Tenho outros carros antigos, mas esse é o meu xodó'', garante.

Leia a reportagem completa de Vinícius Fonseca e galeria de Fotos em conteúdo exclusivo para assinantes da FOLHA.