A distância e a dificuldade de acesso ao centro da cidade representavam um grande sofrimento para os primeiros moradores dos "Cinco Conjuntos", na década de 1970. O lado bom é que, para atender àquela população que tinha dificuldade de chegar ao centro, nasceu um comércio de bairro, que hoje é um dos mais importantes de Londrina. Nenhuma outra região da cidade dispõe de um comércio independente como o que se concentra na Avenida Saul Elkind, na zona norte.
"São mais de 450 lojas. Tem de tudo na Saul. É um comércio que se fortalece todo ano", afirma Paulo Roberto Ascênsio, diretor da associação comercial da região, a Acirenorte. Segundo ele, o morador da zona norte é um cliente fiel e valoriza as lojas dos bairros. "Aqui também temos agências dos principais bancos. Ninguém precisa ir ao centro para fazer compras", declara.
Além da Saul Elkind, os moradores contam com o Londrina Norte Shopping como opção para as compras. "O que falta para a zona norte são melhores serviços, mais clínicas e consultórios, por exemplo", diz Ascênsio.
De acordo com ele, o parque industrial que a Prefeitura implantará na região vai representar outro salto para o desenvolvimento do comércio local. "Todo o pessoal que for trabalhar porque vai fazer compra no nosso comércio", acredita.
Diretor Comercial da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), Fernando Moraes conhece bem a região. Ele também é diretor dos Móveis Brasília, rede que tem três lojas na zona norte. "É um comércio específico, que atende o pessoal da região e também da zona rural até o Distrito da Warta."
O cliente local, conforme sustente o empresário, também é diferente. "Ele mantém uma relação mais próxima com os lojistas. Os gerentes chegam a ser convidados para padrinhos de casamento", conta. Segundo Moraes, outra característica dos consumidores locais é a fidelização. "Eles sempre respondem às campanhas que nós fazemos." (N.B.)