VOLTAR PARA HOME
Continue tendo acesso ao conteúdo da Folha
   ou   
Cadastre-se pelo Facebook
para ter acesso ao melhor conteúdo do Paraná
VOLTAR PARA HOME
Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante
Sexta-feira, 21 de Julho de 2017
Cadernos Especiais
24/07/2016

Zona norte tem sua avenida do consumo

QR Code
Enviar por Email
Compartilhar
Twettar
Linkedin
Fonte
Comunicar erro
Ler depois

A distância e a dificuldade de acesso ao centro da cidade representavam um grande sofrimento para os primeiros moradores dos "Cinco Conjuntos", na década de 1970. O lado bom é que, para atender àquela população que tinha dificuldade de chegar ao centro, nasceu um comércio de bairro, que hoje é um dos mais importantes de Londrina. Nenhuma outra região da cidade dispõe de um comércio independente como o que se concentra na Avenida Saul Elkind, na zona norte.
"São mais de 450 lojas. Tem de tudo na Saul. É um comércio que se fortalece todo ano", afirma Paulo Roberto Ascênsio, diretor da associação comercial da região, a Acirenorte. Segundo ele, o morador da zona norte é um cliente fiel e valoriza as lojas dos bairros. "Aqui também temos agências dos principais bancos. Ninguém precisa ir ao centro para fazer compras", declara.
Além da Saul Elkind, os moradores contam com o Londrina Norte Shopping como opção para as compras. "O que falta para a zona norte são melhores serviços, mais clínicas e consultórios, por exemplo", diz Ascênsio.
De acordo com ele, o parque industrial que a Prefeitura implantará na região vai representar outro salto para o desenvolvimento do comércio local. "Todo o pessoal que for trabalhar porque vai fazer compra no nosso comércio", acredita.
Diretor Comercial da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), Fernando Moraes conhece bem a região. Ele também é diretor dos Móveis Brasília, rede que tem três lojas na zona norte. "É um comércio específico, que atende o pessoal da região e também da zona rural até o Distrito da Warta."
O cliente local, conforme sustente o empresário, também é diferente. "Ele mantém uma relação mais próxima com os lojistas. Os gerentes chegam a ser convidados para padrinhos de casamento", conta. Segundo Moraes, outra característica dos consumidores locais é a fidelização. "Eles sempre respondem às campanhas que nós fazemos." (N.B.)
NOTÍCIAS RELACIONADAS
CONTINUE LENDO

Projetando o desenvolvimento de Londrina e região

EncontrosFolha, no próximo dia 29, vai debater os setores indústria, comércio e serviços

A crise nas cidades de médio porte

Professor Robson Ribeiro Gonçalves, da Isae/FGV, vai apresentar palestra sobre o momento econômico no interior

Diversificação econômica: um trunfo para Londrina

Terminada a era cafeeira, a cidade encontrou caminhos diversos para continuar se desenvolvendo

Vocação em servir

Em Londrina, os serviços são responsáveis por 75% do PIB e empregam a maior parte dos trabalhadores

Por uma indústria mais pujante

Lideranças defendem organização do setor na região, além de melhor aproveitamento da localização próxima ao Estado de São Paulo para seu desenvolvimento

A caminho dos R$ 100 milhões

Criada em Londrina, a Angelus se prepara para uma nova fase de produção em uma joint venture com indústria inglesa

‘Cidade está pronta para se industrializar’

Prefeito Alexandre Kireeff faz balanço das ações de seu governo para alavancar o desenvolvimento do setor

Startups ajudam a consolidar polo de TI

Região conta com um terço dos projetos que estão sendo orientados pelo Sebrae no Estado

Assine a Folha de Londrina
EDITORIAS
PolíticaGeralMundoCidadesEconomiaEsporteFolha 2OpiniãoFolha MaisEleições 2016Índice de Notícias
SEÇÕES
ChargeColunistasIndicadoresTempoHoróscopoEdição DigitalGaleria de FotosClassificadosCadernos EspeciaisPromoçõesLoteriasVídeos
SEMANAIS
Folha GenteCarro & CiaImobiliária & CiaSaúdeEmpregos & ConcursosFolha CidadaniaNorte PioneiroMercado DigitalFolha RuralEspecialCozinha & Sabor
CLASSIFICADOS
VrumLugar CertoFolha ClassificadosDiversos
SERVIÇOS
ComercialArquivoCapa do ImpressoExpedienteFale ConoscoClube do AssinanteAviso LegalPolítica de PrivacidadeTrabalhe ConoscoQuem SomosGuia GastronômicoAssine Já!
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Folha de Londrina - Todos os direitos reservados