Imagem ilustrativa da imagem Uso inteligente das tecnologias na sala de aula



Os desafios da educação na era digital são muitos. E, em vez de ignorar as tecnologias, muito presentes na vida dos alunos, os conhecidos "nativos digitais", algumas escolas têm aproveitado o leque de possibilidades que tais ferramentas oferecem para utilizá-las em sala de aula, sempre conectadas a algum conteúdo ou disciplina. Os dispositivos se tornaram meios para o complemento da aprendizagem, que ocorre de forma natural, inovadora, lúdica e interativa.
A analista de tecnologia educacional do Colégio Marista, Alessandra Garcia, lembra que os benefícios que plataformas digitais podem proporcionar à educação não se limitam ao simples uso de equipamentos tecnológicos durante as aulas. Segundo ela, a utilização das tecnologias necessita de uma intencionalidade e de equipe de professores capacitados e com perfil inovador para atuar como agentes de transformação.
"A gente se preocupa com o letramento digital", aponta. Isso significa ensinar o aluno a ter uma postura ética e correta para lidar com as informações disponíveis livremente no ambiente virtual. Alessandra destaca que, apesar de os alunos de hoje terem uma grande facilidade no acesso e manuseio dos dispositivos, eles chegam à escola como consumidores. "Nosso papel é torná-los autores por meio das tecnologias", afirma.
A mesma preocupação é compartilhada pelo Colégio Maxi, que usa as tecnologias como aliadas no processo de aprendizagem. A professora do laboratório de informática do colégio, Janaína Taís Gardenal, explica que as atividades desenvolvidas com o uso de notebooks e tablets estão sempre relacionadas a algum conteúdo aplicado em sala. Os alunos aprendem a criar animações, fazem edições de áudio e vídeo, produzem clipes. "O olhar deles é de encantamento", conta.

SISTEMAS DIGITAIS
Já é realidade em muitas escolas, também, os sistemas de aprendizagem virtuais, que podem ser utilizados tanto por alunos como professores. As plataformas concentram não apenas o material didático digitalizado, mas também uma série de atividades extras.
O diretor de Marketing e Matrículas Colégio Universitário, Manuel Machado, explica que o Sistema de Ensino Ari de Sá, adotado pela escola há cerca de dois anos, dispõe de um portal para a realização de simulados e oferece a correção das questões pela Teoria de Resposta ao Item (TRI), mesma metodologia utilizada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Machado afirma que, após as avaliações, o aluno pode conferir no portal a resolução das questões por escrito e comentadas em vídeo. O estudante também consegue simular, pela plataforma, se conseguiu a pontuação adequada para conquistar uma vaga na universidade por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou Enem.
O Colégio Marista trabalha com a Blackboard, o Sistema Marista de Educação (SME) e o Oxford. Segundo a analista de tecnologia educacional do colégio, Alessandra Garcia, a primeira é disponibilizada para estudantes do ensino Fundamental ao Médio e concentra atividades, tarefas, materiais de estudos, avaliações, além de blogs e fóruns.
Já o (SME) é utilizado apenas pelos alunos do primeiro ano do Ensino Médio. Nela, o estudante encontra o material didático em formato digital, provas on-line e outros objetos de aprendizagem. Os alunos do 6º ano do Fundamental à 2ª série do Médio utilizam a plataforma Oxford, voltada exclusivamente ao ensino do inglês. A cada 10 dias os alunos fazem avaliações sobre o que foi aprendido em sala.