Imagem ilustrativa da imagem Tons para cada cômodo da casa
| Foto: Shutterstock



Sala de estar: é o principal espaço de convívio entre os moradores e também o cartão de visitas da casa, deixando aos vistantes a personalidade dos habitantes. Para quem tem um estilo mais urbano e arrojado, os cinzas são uma boa pedida: neutralizam o ambiente e dão ênfase a objetos mais personalizados, como quadros, almofadas e outros elementos coloridos. Para os mais discretos e clássicos, os tons neutros são os mais indicados. E, para imprimir mais estilo e personalidade, o ideal é harmonizá-los com tonalidades neutras ligeiramente coloridas, como os tons choconhaque (um laranja queimado quase nude) e o bombom lde Licor (um marrom com fundo avioletado).

Cozinha: hoje, a cozinha é o coração da casa. É nesse ambiente onde tudo acontece e, não por acaso, ganha mais visibilidade ao ser agregado à sala. Nas cozinhas abertas é natural encontrar uma harmonia e, às vezes, até uma continuidade da paleta utilizada na sala. Com os cinzas em alta, o estilo industrial ganha força com móveis e prateleiras de metal. Já nas paredes, o concreto cria uma base para pitadas de cor em revestimentos hidráulicos. Outra tendência que está conquistando os apaixonados por cozinha é o estilo mais rústico. A indicação é usar paletas em tons naturais, como o marrom mogno, e pitadas de tons quentes, como o laranja queimado papoula.

Quarto infantil: o clássico rosa para meninas e azul para meninos apresenta cada vez menos adeptos. Já tons como verdes, amarelos e laranjas dão a cara desta nova geração. Além disso, outras composições mais universais e sem gênero encontram mais espaço, por exemplo, azul e amarelo.

Quarto casal: além dos tons suaves e os famosos azuis, universalmente conhecidos por transmitirem tranquilidade na hora do descanso, o uso de cores de destaque está em alta, como a cabeceira da cama. Este é um recurso simples e que proporciona acolhimento e conforto. O uso de uma cor neutra em todo o ambiente e meia parede como cabeceira pode ganhar os tons que refletem a personalidade do casal. Este ano a aposta é em um acorde cromático ousado e contemporâneo com a mistura do Rosa Neon e cinza Elefante. Já para os mais clássicos, a indicação é optar pelo o azul opalina com o neutro chocolate branco.