A vida e o trabalho de Charles Darwin poderão ser conferidos, a partir de hoje, em Curitiba. Após passar por São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Brasília, a exposição ''Darwin: Descubra o Homem e a Teoria Revolucionária que Mudou o Mundo'' fica até 30 de novembro, na Universidade Positivo. As idéias do naturalista inglês constituem a base da biologia contemporânea.
Originária do American Museum of Natural History, de Nova Iorque, a exposição foi trazida e adaptada ao público brasileiro. Ela se divide em etapas sobre a linha de pensamento do estudioso.
A introdução expõe características da personalidade de Darwin. Ele nunca trabalhou em laboratórios sofisticados ou com equipamentos caros, mas conseguiu realizar sua teoria com dados suficientes para a publicação de livros e artigos.
Em seguida, o visitante poderá acompanhar como começaram os estudos de Darwin, quando os organismos eram considerados imutáveis desde a criação. Esqueletos de animais evidenciam a teoria.
A infância de Darwin também é retratada. Uma coleção de besouros ilustra o interesse pelo mundo natural. Muitos anos depois, em dezembro de 1831, ele saiu da Inglaterra a bordo do navio Beagle para uma viagem de cinco anos por todo o mundo, com o objetivo de pesquisar as milhares de espécies animais existentes. Em abril de 1832, Darwin chega ao Brasil, desembarcando em Salvador e, em seguida, vai para o Rio de Janeiro.
A viagem ao Brasil encheu os olhos do estudioso. ''O deleite experimentado nessas ciscunstâncias confunde a mente, se o olho tenta seguir o vôo de uma borboleta, ele é aprisionado por uma estranha árvore ou fruto, se olha para um inseto, esse é esquecido para olharmos a mais estranha flor, na qual o inseto está subindo, se nos voltarmos para admirar o esplendor do cenário, o caráter peculiar do primeiro plano fixa nossa atenção'', escreveu Darwin sobre a diversidade da fauna e flora brasileira.
Réplicas de documentos e cartas ilustram a linha de raciocínio dele na formulação da teoria. A sala de estudos onde Darwin aperfeiçoou a teoria da evolução também foi reconstruída. Estão expostas cópias de objetos pessoais relacionados à trajetória intelectual dele e da vida em família. A exposição foi trazida a Curitiba pelo Instituto Sangari, por meio de uma paceria com a Universidade Positivo e a Monsanto.
Em 2009 é comemorado os 200 anos do nascimento de Darwin e os 150 anos da Teoria da Evolução.

Serviço:
''Darwin: Descubra o Homem e a Teoria Revolucionária que Mudou o Mundo''
Local: Universidade Positivo (Sala de Eventos do Prédio Pó-Graduação e Extensão)
Horários: De segunda a sexta-feira, das 9h às 22h. Sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h
Ingresso: R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia)
Gratuito para alunos e professores da rede pública mediante agendamento, menores de sete anos e maiores de 60
Contato para grupos: 0300-789-0002
Informações: www.darwinbrasil.com.br