Além de todos os cuidados indicados antes da escolha de um imóvel, algumas construtoras oferecem segurança adicional, como o seguro de entrega da Plaenge. Em mais de 20 anos de existência, o produto jamais foi utilizado, porém, garante a entrega ao investidor em caso de paralisação da obra.
"Vamos supor que a empresa deixe de atuar, o seguro entra para terminar a obra usando todo o patrimônio alocado", destaca Olavo Batista Júnior, gerente regional da empresa. Ele ressalta que o imóvel é um patrimônio, portanto, um investimento seguro, que atravessa tempos de crise. Para ele, Londrina vive uma situação privilegiada por suas características econômicas.
"Todos os mercados deram uma recuada, desde automóveis, serviços, mas Londrina está situada em região de agronegócio, carro chefe do PIB, isso faz com que a gente sinta menos uma crise", destaca. Segundo Batista, existe uma pressão natural do comprador por um preço considerado justo no momento e cabe à construtora negociar com os fornecedores os preços do insumo.
Mariana Bernini Cavas, gerente comercial da Plaenge, acredita que imóveis com layout moderno, com cozinha americana e varandas gourmet, sejam os mais indicados para investidores, porque as plantas têm mudado conforme a mudança de vida dos clientes. "Hoje, como a gente cozinha muito menos em casa, as famílias são menores, esse layout que acompanha novo estilo de vida é uma ótima indicação", afirma.

MULTIFACETADO
Fernanda Pires, diretora de Incorporações da Quadra, aponta empreendimentos capazes de atender variados públicos como bastante indicados para investimento. Ela cita o Aqua Jardim, em construção no centro da cidade, como um exemplo.
"Ele é forte como primeiro imóvel, forte para o investidor, pela localização, forte para os idosos, que estão saindo de casa sem os filhos, forte para o single, porque é compacto. Quando vou escolher um imóvel para investir tenho que pensar assim", indica.
Luiza Pires, coordenadora de marketing da construtora, destaca que o rendimento de um imóvel pode até valorizar menos em determinadas situações econômicas, mas nunca desvalorizar, e dá uma dica: "Quanto mais perto do lançamento comprar, maior a liquidez, porque valoriza durante os três anos de construção da obra". (C.F.)