O superintendente do Grupo FOLHA, José Nicolás Mejía, defende que é preciso dar condições para que as micros e pequenas empresas continuem a crescer
O superintendente do Grupo FOLHA, José Nicolás Mejía, defende que é preciso dar condições para que as micros e pequenas empresas continuem a crescer | Foto: Ricardo Chicarelli/28-07-2017



É inquestionável a importância do conjunto das pequenas e médias empresas para um país. No Brasil, a participação delas para a economia é bastante significativa. Elas correspondem a 98,5% do total de empreendedores, respondem por 27% do PIB e geram a maioria dos empregos no território nacional. No Paraná, as micro e pequenas correspondem a 97% das empresas, e geram 90% dos empregos formais, segundo dados do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

É justamente levando em consideração esse desempenho que o Grupo Folha de Comunicação realiza nesta quarta-feira (25) a 10ª edição do EncontrosFolha, com o tema "Saúde Financeira – Os Reflexos da Atual Conjuntura Econômica Para os Pequenos e Médios Empresários Brasileiros". O evento começa às 8 horas e acontecerá no Möress Buffet, em Londrina "Nos últimos anos, a conjuntura econômica e política do País abalou o mercado como um todo e os pequenos negócios sofreram um impacto severo. Principalmente porque a maior parte deles, cerca de 40%, está no comércio, uma área bastante afetada pela crise", afirmou o superintendente do Grupo FOLHA, José Nicolás Mejía.

São condições que justificam a escolha do tema. E mais do que discutir os reflexos, o Grupo Folha propõe debater a retomada. "As pequenas empresas estão preparadas para o desafio de voltar a produzir mais, de voltar a crescer?" comenta o superintendente.

Para debater o impacto que o turbilhão econômico e político dos últimos anos causaram no setor e as expectativas para o futuro, o Grupo Folha convidou um time de peso: Marco Antonio Nascimento Cunha, professor em Gestão Empresarial e Gestão Financeira do ISAE/FGV; Júlio Cezar Agostini, diretor de Operações do Sebrae/PR; e David Vacari Conchon, gerente Regional Norte de Desenvolvimento do Sicredi.

"Os números referentes às micros e pequenas empresas são grandiosos", lembra Mejía. "Elas geram 54% dos empregos formais no País e são responsáveis por 43,6% da massa salarial. Em 10 anos, a média dos salários dos trabalhadores nesse segmento subiu 29,6% acima da inflação. E ainda há espaço para crescer. Tanto que o índice de mortalidade vem caindo nessa área, de 26,4% em 2008 para 23,4% em 2012. Portanto, é preciso dar condições favoráveis para que isso aconteça, atuando na formalização dos empreendedores individuais, criando ambiente propício à inovação, redução da burocracia, ampliando o crédito e incentivando o empreendedorismo entre os jovens".

Buscar soluções para o desenvolvimento do Paraná é um dos principais objetivos do EncontrosFolha. A primeira edição do evento debateu os rumos da economia e desde então foram discutidos temas como: mão de obra, tecnologia da informação, agronegócio, sustentabilidade empresarial, indústria, comércio e serviços, ética e transparência nas empresas, clima e economia e logística.

SERVIÇO

10º EncontrosFolha
Local:Möress Buffet
Rua Serra de Roraima, 324
Ingressos:
Televendas:0800 400 7011
Loja Classificados Folha de Londrina
Rua Piauí, 242, Centro, Londrina.