Em 1908, o casal Kizaemon e Kiko Takeuti embarcou no navio Kasato Maru, rumo ao Brasil, em busca de oportunidades. Mal sabiam eles que, cem anos depois, teriam um tetraneto que se tornaria símbolo da história da imigração japonesa no Brasil. Enzo Yuta Nakamura Onishi, de apenas três anos e quatro meses, é o primeiro rokussei nascido em terras brasileiras. Na prática, isso significa que o garoto é o primeiro integrante da sexta geração de descendentes de japoneses que viajaram no histórico navio.
  A história da família - que reside em São Paulo - é contada por Ossamu Nakamura, avô de Enzo. A árvore genealógica, segundo ele, guarda uma coincidência: Vanessa Mayumi Nakamura, mãe do menino, foi a primeira gossei (quinta geração de descendentes) nascida no País.
  A trajetória dos dois foi levantada pela rede de televisão japonesa NHK. ‘‘Para nós foi uma alegria e uma surpresa saber que Enzo é o primeiro rokussei. Isso aumenta nossa responsabilidade de aproximá-lo da cultura japonesa’’, acredita o avô.
  Para que o garoto entenda a cultura, pais e avós ensinam-lhe um pouco da língua. Ordens básicas do dia-a-dia, como pedir para escovar os dentes ou ir domir, são sempre ditas em japonês.     Apesar do respeito e da reverência às origens, a família também cultiva hábitos bem brasileiros. ‘‘Gostamos de churrasco, futebol e praia. Além disso, aqui não tem gelo nem terremoto. Nós amamos o Brasil’’, diz Nakamura. n