Começou ontem uma nova etapa da campanha permanente de educação para o trânsito ‘‘Qualidade de Vida Começa na Rua’’, promovida pela Prefeitura de Curitiba e a Companhia de Urbanização de Curitiba (Urbs). Desta vez, painéis publicitários colocados em calçadas, pontos de ônibus e vidros traseiros de veículos coletivos estampam mensagens sobre o respeito aos pedestres e ciclistas e o excesso de velocidade.
O material também traz um conselho para o motorista que bebeu: voltar para casa de táxi. ‘‘Respeito no Trânsito Todo Mundo Quer’’ é o mote da ação.
  Quando foi lançada, em 2006, a campanha incentivava o bom comportamento dos motoristas por meio de palavras-chave como ‘‘paciência’’, ‘‘calma’’, ‘‘atenção’’ e ‘‘gentileza’’. Desde o lançamento, todas as mensagens são usadas diariamente nas palestras, cursos e ações educativas feitas em empresas, escolas e associações comunitárias pela equipe de agentes educadores de trânsito da Urbs.
  No ano passado, a campanha enfocou a preferência pelo transporte coletivo no trânsito. As imagens usadas lembravam que um ônibus como o biarticulado leva 270 passageiros – portanto, pode economizar o espaço de até 270 carros nas ruas, já que a maioria dos curitibanos anda sozinho no veículo.