As ações do Plano de Arborização Viária de Curitiba chegaram ao bairro Água Verde no início desta semana. Serão plantadas 2,5 mil novas árvores de espécies nativas mais adequadas para o ambiente urbano. Um diagnóstico realizado nas ruas de 23 bairros da cidade revelou a existência de muitas árvores doentes, mortas e outras cujo crescimento atrapalha a paisagem e a qualidade de vida da população. Segundo o secretário municipal do Meio Ambiente, José Antonio Andreguetto, essa é a maior intervenção na arborização pública dos últimos 15 anos.
No ano passado as ações do Plano contemplaram os bairros Sítio Cercado e Alto Boqueirão, onde foram plantadas 800 novas árvores. No Água Verde foram avaliadas 7.878 árvores das quais constatou-se que 49 estão mortas e outras 448 comprometidas. Elas serão retiradas e em seu lugar serão plantadas 2,5 mil novas mudas de espécies como dedaleiro, ipês, sibipiruna, pau-ferro, aroeira, jerivá e pitangueira, mais resistentes a pragas e doenças e cuja estrutura vegetal não compromete as calçadas, pois suas raízes crescem para baixo e não para as laterais.
Além da retirada dos vegetais e do plantio, equipes de educação ambiental da prefeitura estão percorrendo o bairro para orientar a população sobre o trabalho de arborização que vem sendo realizado. A revitalização das árvores começou pelas ruas Maranhão e São Paulo, conhecidas pela vegetação exuberante presente nas calçadas.
No Bacacheri, as ações do Plano de Arborização estão em fase final. Para este ano estão previstas ações semelhantes nos bairros Centro e Vila Isabel. Uma das preocupações da prefeitura nesse processo é o vandalismo. No Bacacheri, foi preciso repor 30% das mudas, que foram depredadas.