No período do outono as plantas precisam ser preparadas para a época de dormência, que ocorre durante todo o inverno e até mesmo ao início do período mais quente da primavera. Por isso, se você deseja ter um jardim florido, verde e saudável, esta é a época de se tomar os verdadeiros cuidados para que nas estações mais quentes as plantas possam colorir o seu jardim, ensina a paisagista Daniela Sedo, de São Paulo. A natureza é sábia trazendo suas diferenças em cada estação, sendo que é possível optar por espécies que se dão muito bem com temperaturas mais baixas como a azaleia, sálvia e quaresmeira.
É importante ressaltar que durante o outono deve-se priorizar a adubação, assim proporcionando mais nutrientes para as plantas antes do período de dormência, garantindo mais força e energia para florescer posteriormente. "Também é interessante aproveitar a época para o plantio de espécies novas e reformas no jardim, pois o metabolismo das plantas está mais estabilizado", orienta. No inverno o ideal é reduzir a rega pela metade pois, com o sol menos intenso, a evaporação da água é mais lenta.
E não há jardim sem vida com as diversas espécies que deixam o paisagismo colorido, como a flor-de-maio, azaleia, íris-azul, gardênia, orquídeas como a chuva-de-ouro e a flor-de-chocolate, árvores como a quaresmeira, eritrina e ipê-rosa. "E porque não aproveitar as trepadeiras como o cipó-de-São-João que floresce justamente na época de festas juninas, sugere Daniela. Há ainda as espécies de árvores que perdem suas folhas, mas dão lugar as belas flores como a manacá-da-serra e a spatodeas. Para aqueles que querem se preparar para a primavera, vale a pena cultivar agamantos, jasmim-manga e a primavera, durante o outono-inverno.
Outra ideia interessante é trabalhar com paisagismo dentro de casa, com vasos coloridos feitos de resina – que dão um ar sofisticado e moderno para os ambientes. "O mais importante é cuidar bem das espécies nesse período, para que na primavera-verão, as plantas estejam lindas e floridas", resume a paisagista.

Imagem ilustrativa da imagem Paisagismo colorido no outorno/inverno
| Foto: Shutterstock
Com período de floração entre julho e agosto, as azaleias fazem sucesso no inverno